PF vai usar drones para fiscalizar eleições 2020

A Polícia Federal em Dourados vai usar drones na eleição municipal agora em novembro. A estratégia faz parte de um planejamento que será aplicado em vários municípios brasileiros a fim de auxiliar os policiais na prevenção e repressão de crimes eleitorais. O monitoramento por drones deve se estender pelas cidades vizinhas e por outros municípios que a PF em Dourados tem jurisdição.

Com o objetivo de aumentar a segurança nas eleições, a Polícia Federal utilizará mais de cem aeronaves pilotadas remotamente como ferramenta para inibir a prática de crimes eleitorais durante o pleito de 2020, no primeiro e segundo turnos das eleições. Os equipamentos vão ser utilizados em municípios estratégicos em todo o território nacional.

Os drones vão sobrevoar as principais zonas eleitorais do país para fiscalizar e combater crimes como boca de urna e transporte de eleitores. Os equipamentos trazem tecnologia de ponta e são capazes de tornarem-se imperceptíveis ao voar em elevada altitude. O equipamento possui câmera capaz de identificar suspeitos, mesmo em longa distância, além de identificar placas de veículos, e práticas como entrega de santinhos e situações de compra de votos.

De alta nitidez, as imagens capturadas vão ser transmitidas do equipamento durante seu sobrevoo para a Polícia Federal, que vai estar monitorando a movimentação dos locais de votação. Assim, em situações de crime eleitoral, os policiais vão se deslocar até o local indicado pelo monitoramento eletrônico a fim de deter os infratores.

A ação segue as orientações da Direção Geral da Polícia Federal para utilizar novas tecnologias com objetivo de prevenir e reprimir ações ilícitas. O uso do equipamento possibilita também a diminuição da presença física dos policiais nos locais de votação e o contato social, o que se torna o uso do drone relevante em um cenário de pandemia em que o distanciamento social é fundamental para combater o coronavírus.

Com isso, a instituição espera cumprir seu papel constitucional de polícia judiciária eleitoral e mostrar que está preparada para combater os crimes eleitorais, garantindo um pleito seguro para que os cidadãos possam exercer o seu direito de voto.

Veja também
plugins premium WordPress