Sessão solene marca homenagens ao Dia Internacional da Mulher em Ponta Porã

Mulheres valorosas que contribuem para o desenvolvimento de Ponta Porã foram homenageadas na Câmara Municipal, durante a sessão ordinária na terça-feira (8). O ato foi presidido por uma Mesa Diretora formada por mulheres. Coube à vereadora Lourdes Monteiro, 1ª secretária da Casa de Leis, comandar os trabalhos.

Junto com ela, a primeira-dama, Vania Peluffo e as vereadoras Angela Derzi, Anny Espínola, Kamila Alvarenga e Neli Abdulahad.

A solenidade foi aberta com a apresentação da cantora Marcia Cristina Gonçalves, que interpretou um clássico da MPB: Mulher, sexo frágil, de Erasmo Carlos. Em seguida os vereadores entregaram certificados, homenageando as mulheres.

O vereador Agnaldo Miudinho homenageou a professora Ingri Landolfi, diretora da Escola Municipal Orlando Mendes e a cerimonialista Edimarcia Bartolomeu Moura. A vereadora Angela Derzi homenageou a professora Maria Celma Pelusch, diretora-presidente da Funcespp e Maria Inocencia Ortiz.

Anny Espínola homenageou a empresária Merces Cristina Nogueira da Rocha e Janaina Ohlweiler Milani, coordenadora de política públicas para mulheres em Ponta Porã. O vereador Biro Biro prestou homenagem a Elvia Vilanova Rodrigues e Norma Cândidade Ferreira de Oliveira, pastora da Igreja Cristã Aliança e Vida.

Quem também protagonizou homenagens às mulheres foi o vereador Candinho Gabinio que homenageou Sonia Gisele Espindola Silvero e Elenir Alves Ximenes, empreendedoras ativas da cidade. O vereador Edevaldo Mattoso Barbosa homenageou a senhora Naiara Fortes, entregando um certificado alusivo ao Dia Internacional da Mulher.

Edinho Quintana, que está se afastando do Legislativo Municipal para assumir o cargo de subprefeito de Sanga Puitã, homenageou a enfermeira Jaqueline de Oliveira e a diretora da Escola Municipal Dora Landolfi, professora Mirta Beatriz Souza Velilha.

Já o vereador José Menino Junior homenageou as senhoras Maria de Souza Lima dos Santos e Vilma Ramirez Mareco. A vereadora Kamila Alvarenga prestou homenagens a Shariza Tem Caten e Rita de Cassia Camargo Bittencourt.

As senhoras Márcia Vargas e Maria Fateman Aquino Rolin receberam homenagens do vereador Kleber Ortiz. A vereadora Lourdes Monteiro homenageou a médica Danieli Ramalho Malucelli e Marilene Mattozo, secretária executiva da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã.

O pastor Mauro Ortiz homenageou Eliete Brum Pereira da Silva, empreendedora na cidade e a pastora Alexandra Salvador Braga de Oliveira, da igreja Rosa de Saron. A vereadora Neli Abdulahad prestou homenagens a Maria Cristina Aquino Valdez e Débora Silva Soares Montania. O vereador Raphael Modesto homenageou Ilda Florenciano Sanguina e Helena Edirlei Wider Ortiz. Já o vereador Waldecir Fernandes homenageou Beatriz Fernandes Gonçalves e Kátia Cristina Winter Zeviani.

O presidente da Casa Leis, Vanderlei Avelino prestou homenagens a Karen Cristiane Cordova Costa, esposa do comandante do 11º RC Mec., Izolina de Oliveira, diretora do Jornal de Notícias e Sonia Maria Gonzales Perez, presidente da Associação das Senhoras dos Rotarianos de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero.

Na parte final da sessão solene, os componentes da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereadores Vanderlei Avelino, Waldecir Fernandes, Marquinhos Benites, Lourdes Monteiro e José Menino Júnior, homenagearam Aline Lima, a artista Marcia Cristina Mosqueira Gonçalves, Daniele Padilha Saccol, Analu Lacerda Ferraz (delegada da polícia Civil), Dulce Manosso (secretária municipal de Administração, Mirta Eloisa Landrolfi Salinas (secretária municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Vera Lucia de Oliveira (secretária municipal de Assistência Social) e a primeira-dama Vania Peluffo.

As vereadoras que formam a bancada feminina na Casa de Leis, também receberam homenagens: Angela Derzi, Ann Espínola, Kamila Alvarenga, Lourdes Monteiro e Neli Abdulahad. No final, Karen Cristine Cordova Costa, falou em nome adas homenageadas. Ela destacou o papel da mulher no contexto social e disse que até no Hino de Ponta Porã a força feminina está presente, quando se menciona a expressão ‘Princesinha dos Ervais’ e a fé, esperança e cultura.

A vereadora Angela Derzi, líder do prefeito na Casa, falou sobre a forte presença feminina no dia a dia da sociedade, das conquistas, avanços e da necessidade de condições de igualdade. Em seu pronunciamento, Vania Peluffo, emocionou-se ao lembrar a trajetória de muitas mulheres na cidade que contribuem de maneira decisiva par o desenvolvimento de Ponta Porã.

Lourdes Monteiro também falou dos avanços e dos desafios que as mulheres enfrentam diariamente e que precisam transpor para brilhar no convívio social. Ela encerrou a sessão solene que marcou a passagem do Dia Internacional da Mulher em Ponta Porã.

Veja também
plugins premium WordPress