Urologista alerta para aumento de casos de câncer

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Ponta Porã, na terça-feira (16), o médico urologista, Faisal Augusto Alderete Esgaib, usou a ‘Tribuna Livre’ para divulgar o Novembro Azul, mês voltado para a saúde do homem, e alertou a população masculina quanto à prevenção ao câncer de próstata e outras doenças.

Faisal disse que o câncer de próstata é o segundo com maior número de casos no Brasil, ficando atrás apenas para o de pele. “No Brasil, segundo o Inca, este ano, já foram registrados 65 mil casos de câncer no país. Muitos deles, em estágio avançado, o que impede uma ação de cura e de tratamento para amenizar a situação do paciente. Isso ocorre porque muitas pessoas não vão ao médico para fazer exames preventivos”, afirmou.

Ele recomendou que os homens deixem o medo e o preconceito de lado e busquem fazer o exame médico que detecta a possibilidade de desenvolvimento de um câncer.

“Hoje não existe apenas o toque retal, exame mais temido pelos homens, por uma questão cultural vigente no nosso país. Existem outras formas de detectar problemas de saúde em fase precoce, aumentando assim as chances de cura. Por isso, recomendo que todos os homens façam exames preventivos. Também às mulheres, não só a mamografia, mas também vários outros exames que detectam câncer em outros órgãos do corpo. É uma doença que gera muita tristeza, luto, dor para as pessoas. Assim, importante divulgar as iniciativas de prevenção e o Outubro Rosa e o Novembro Azul são iniciativas valiosas neste sentido”, declarou o médico.

Sessão

Ainda durante a sessão, os vereadores votaram e aprovaram em regime de urgência, o Projeto de Lei Complementar n° 10, que altera a Lei Complementar n° 196 que reestrutura o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Ponta Porã.

Na ordem do dia, os parlamentares trataram as seguintes matérias em primeira discussão e votação, o PL Nº 28/2021/CM, de autoria do Poder Executivo, que altera a denominação das ruas 01, 02, 03, 04, 05, 06 e 07 do loteamento Parque Residencial Bela Vista.

Também de autoria do município, o PL Nº 33/2021/CM, que ratifica o Protocolo de Intenções e autoriza o ingresso de Ponta Porã no consórcio Multifacetário denominado Sul Fronteira.

Outra matéria votada e aprovada pelos vereadores, foi o PL Nº 42/2021/CM que dispõe sobre a denominação das unidades básicas de saúde que especifica e dá outras providências.   

Veja também
plugins premium WordPress