HU-UFGD oferece capacitação sobre Revisão Sistemática de Estudos Clínicos Randomizados e Observacionais

Teve início na tarde de segunda-feira (18), a capacitação no formato de Trilha de Aprendizagem em Revisão sistemática de Estudos Clínicos Randomizados e Estudos Observacionais, ofertada pelo Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD).

Destinada prioritariamente a membros da Comissão Técnica Permanente do Núcleo de Avaliação de Tecnologias de Saúde (CTP-NATS), colaboradores e residentes, a capacitação tem carga total de 25 horas e será certificada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Entre os objetivos propostos, está o fomento às práticas de Saúde Baseada em Evidências no âmbito do HU-UFGD. Todas as atividades serão desenvolvidas na modalidade presencial, nas dependências do hospital, até o mês de outubro.

O curso foi organizado pelo Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde, da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-UFGD, por meio da CTP-NATS e da Unidade de e-Saúde, em conjunto com a Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP) e em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UFGD.

Ebserh

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ligada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.

Veja também
plugins premium WordPress