Polícia Federal garante segurança na eleição extraordinária na aldeia Amambai

Ontem (31), ocorreu a eleição extraordinária do novo capitão da aldeia Amambai. Em razão dos diversos conflitos ocorridos nos meses de junho e julho naquela localidade, por motivos de disputa de lideranças e ocupação de propriedade rural na região, foi estabelecida o pleito.

A Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, planejou, coordenou e realizou a segurança do pleito, para zelar pela incolumidade física de toda comunidade indígena, de modo a garantir o livre exercício do voto, e a segurança das autoridades presentes, durante a votação e a contagem dos votos.

Mais de 70 policiais, entre Policiais Federais, Policiais Militares e Força Nacional de Segurança Pública, participaram da ação, tanto no policiamento ostensivo, rondas periódicas, eliminação de obstruções e manifestações, manutenção da ordem, como também na orientação e no controle do fluxo de acesso ao local de votação.

Aproximadamente 9 mil indígenas, dos quais pelo menos a metade com direito à voto, vivem na Aldeia. Durante todo o dia indígenas se dirigiram ao local da votação, que se encerrou às 16h, dando início à contagem dos votos.

Veja também
plugins premium WordPress