Barreira sanitária em Ponta Porã orienta sobre importância da prevenção ao COVID 19

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, orienta e repassa importantes ações na prevenção ao Covid-19, além da desinfecção dos veículos que chegam a Ponta Porã. O ponto de atendimento está instalado na BR 463 e monitora a chegada via rodovia federal. Ao passar pelo local, o motorista está sendo abordado por profissionais da saúde, da Secretaria Municipal, com aferição da temperatura corporal, informação e orientação à população sobre a prevenção ao covid-19.

As barreiras são realizadas em pontos estratégicos, pelas vigilâncias sanitárias estadual e municipais Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e voluntários, para reforçar a vigilância nas portas de entrada das cidades. A Guarda Civil Municipal dá o suporte para o atendimento.

“O objetivo da barreira é captar, monitorar, orientar e notificar, se for o caso, a população em trânsito que está entrando no nosso município. As pessoas abordadas são orientadas a permanecer em isolamento domiciliar pelo período de sete dias, se não tiverem sintomas, e 14 dias, se tiverem sintomas, a contar do dia em que chegaram de viagem”, explicou o secretário de Saúde, Patrick Derzi.

“Em caso de abordagem a casos suspeitos, os mesmos são notificados e orientados a permanecer em isolamento, e a equipe da Saúde da Família é comunicada para a realização de visita domiciliar e monitoramento durante o período preconizado pelo Ministério da Saúde, reforça.

Na abordagem é preenchido um questionário de onde o passageiro/motorista está vindo e para onde vai, são notificados em fichas de controle todos aqueles que venham de outros municípios, estados e países, sendo encaminhados para Vigilância Epidemiológica a fim de realizar o monitoramento. Na ocasião, motoristas também são orientados sobre a prevenção ao COVID-19, o uso obrigatório de máscara ao sair de casa, distanciamento social e demais cuidados de higiene.

“Desta forma, solicitamos a compreensão e colaboração da população que no momento da abordagem forneçam informações fidedignas para andamento dos trabalhos”, afirmou o médico Patrick Derzi.

Até a quarta-feira, 02, Ponta Porã apresentava 130 casos de Covid-19 (60 curados), 4 óbitos, 4 internados em UTI e 61 em isolamento domiciliar monitorado. Importante se prevenir para evitar contágio.

Veja também
plugins premium WordPress