Brasil tem o 1º caso confirmado da Varíola dos Macacos

Da redação com G1

Confirmado nesta quarta-feira (8), em São Paulo, o primeiro caso da Varíola dos Macacos. O paciente é um homem de 41 anos, que viajou para a Espanha, e agora cumpre isolamento no Hospital Emílio Ribas.

De acordo com o G1, além deste caso, a prefeitura de São Paulo também monitora o estado de saúde de uma mulher de 26 anos hospitalizada com suspeita de ter contraído a doença. Ela passa bem, e familiares e amigos que residem próximo também são acompanhados pela gestão municipal.

Sobre o caso suspeito, a gestão municipal afirmou em nota publicada na terça (7), que “no momento, o Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo investigam um paciente para descartar qualquer hipótese da doença”.

Já em nota divulgada na segunda (6), o Ministério da Saúde informou que sete casos estão em investigação. Segundo a pasta, os estados de Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, e há ainda dois em monitoramento em Rondônia.

Segundo a pasta, os pacientes “seguem isolados e em recuperação, sendo monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”.

Veja também
plugins premium WordPress