A Secretaria de Estado de Saúde anuncia, com pesar, o 10º óbito por coronavírus em Mato Grosso do Sul. A informação está no boletim epidemiológico divulgado neste domingo (03.05) em coletiva de imprensa online com autoridades do Governo do Estado

A vítima era do sexo masculino, tinha 74 anos, com histórico de diabetes e hipertensão. Estava internado desde o dia 24 de março em uma unidade hospitalar particular e não tinha histórico de viagem ou contato com caso.  Com isso, em Mato Grosso do Sul contabilizam-se 3 óbitos em Campo Grande, 3 em Três Lagoas, 2 em Bataporã, 1 em Paranaíba e 1 douradense que morreu em Tocantins.

Com mais seis exames positivos para coronavírus (Covid-19), o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 272.  A Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora outros 62 casos suspeitos.

Dos 272 casos confirmados, 91 estão em isolamento domiciliar, 156 estão sem sintomas e já estão recuperados. 17 estão internados, sendo 11 em hospitais públicos deis em hospitais privados. Dois pacientes internados são procedentes de fora do Estado. Foram registrados, a partir de hoje, 10 óbitos.

Das 1.146 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Campo Grande, 1.118 deram negativo e 28 deram positivo. Das 41 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Dourados, uma deu positiva e 40 foram descartadas. Das 38 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Três lagoas, 36 deram negativo e 2 deram positivo.

Desde o dia 25 de janeiro foram registradas 2.859 notificações de casos suspeitos da coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 2.504 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.

Os 62 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras.

A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.