Equipes de Controle de Vetores trabalham no combate a dengue no Distrito de Sanga Puitã

Prefeitura realiza mutirão contra dengue em Sanga Puitã

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, e coordenação do Controle de Vetores do município realiza nesta quinta e sexta-feira, um grande mutirão de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Como o mês de janeiro foi de muita chuva e com a boa estiagem de fevereiro, as equipes partem para a intensificação dos trabalhos de combate e prevenção ao mosquito aedes aegypti, o transmissor da dengue, chikungunya e o vírus zica. Os trabalhos estão concentrados na região de Sanga Puitã, percorrendo diversos pontos considerados de risco devido ao acumulo de locais favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da doença.

Nesta quinta (11) e sexta-feira (12) os trabalhos estarão concentrados na região de Sanga Puitã. De acordo com Denis Freitas, coordenador do trabalho de controle de vetores, o monitoramento é uma ação importante no combate a proliferação do mosquito. “O acúmulo de lixo e recipientes com água são sempre os principais problemas encontrados nas residências. A população se descuida um pouco e nossas equipes estão encontrando muitos locais propícios à reprodução da larva transmissora do mosquito Aedes aegypti. Além da retirada de lixos e da fiscalização, nossos agentes procuram conscientizar a população do quanto é importante se preocupar com os cuidados básicos”, afirmou Freitas.

Denis diz ainda que os mutirões devem continuar e se estender por todos os bairros da cidade. “Com essas mobilizações, a equipe de controle de vetores pretende mostrar que a união de todos, poder público e população, é a melhor forma de derrotar o mosquito. Esse período é considerado critico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. O período de calor e as chuvas são condições ideais para a sua proliferação”, disse Denis.

O objetivo do Controle de Vetores e da Secretaria de Saúde, é reduzir os índices de infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença no Distrito de Sanga Puitã.

 

Trabalho de fiscalização e conscientização é intenso por parte dos agentes de Controle de Vetores.(Foto: Assessoria)
Veja também
plugins premium WordPress