Hospital Regional de Pedro Juan recebe doação de medicamentos da UCP

A Universidade Central do Paraguai (UCP) fez recentemente a doação de um lote de medicamentos que estão sendo usados no Bloco Cirúrgico, de traumas, setor Covid e em outros setores do Hospital Regional Aníbal Leôncio Medina Valiente, de Pedro Juan Caballero. A universidade foi representada pela professora doutora Dahiana Rios e pelo diretor da divisão de medicamentos da UCP, Alowilson Ferreira Nóia Júnior.

É uma doação que fazemos em nome da universidade, são medicamentos usados em salas cirúrgicas para pacientes que precisam passar por cirurgias, de alto custo e que é de extrema importância para o hospital, bem como para os médicos e pacientes e seus familiares”, disse a doutora Dahiana no momento da entrega.

Esse tipo de ação é costumeiro e já se tornou uma tradição dentro da UCP, “estar presente onde são observadas carências e necessidades das pessoas são marcas registradas da nossa instituição. Independente do custo do medicamento ou da ajuda destinada há o valor humanitário por trás de cada ação e somos orientados pelo senhor Karlos Bernardo, que é o idealizador do curso de medicina em Pedro Juan Caballero, a ajudar sempre que possível e por isso que estamos aqui no Hospital Regional” finalizou Alisson Marangoni, diretor interino da instituição

Foram disponibilizadas 210 ampolas de medicamentos para uso exclusivos no Centro Cirúrgico, alguns imprescindíveis para a realização de procedimentos rotineiros que poderiam deixar de ser realizados, caso não tivesse a disposição dos cirurgiões e profissionais médicos como os anestesistas, por exemplo.

O diretor do Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, Pablo Ayala, agradeceu aos diretores da PCU pelo gesto. “Não é a primeira vez que recebemos doações e ajuda desta universidade, estamos sempre recebendo apoio em todos os sentidos da Universidade Central do Paraguai, quando precisamos de logística de transporte sempre contamos com a cooperação da instituição com suas UTIs Móveis para o transporte de pacientes até para Assunção. Basta uma ligação para o Senhor Alisson Marangoni da UCP que a ajuda chega”, disse Ayala.

A UCP mantém um tratado de cooperação com o Hospital Regional e com o Ministério da Saúde Pública e Previdência Social para que os alunos da instituição possam fazer seu estágio tanto em Pedro Juan Caballero como em outras localidades.

Karlos Bernardo, que implantou o curso de medicina na cidade, disse que existe o interesse da reitoria para ampliar este tratado de cooperação e que o funcionamento das clínicas que a UCP possui em Pedro Juan e atende a população com os mais variados tipos de procedimentos ajuda a desafogar o atendimento no Regional. “Temos clínicas equipadas com tecnologia de ponta para vários tipos de diagnósticos e pequenos procedimentos, para descongestionar os diferentes setores de atendimento médico e consultas do centro de atendimento deste que é o maior hospital do lado paraguaio da fronteira”, disse Karlos Bernardo.

O Hospital Regional de Pedro Juan Caballero atende pacientes de todo o Departamento de Amambay e dos Departamentos de San Pedro, Concepción e Alto Paraguai.

Veja também
plugins premium WordPress