Moradores de Zanja Pytã recebem atendimento da Universidade Central do Paraguai

Satisfação e agradecimento. Estes foram os sentimentos expressados pelos moradores da cidade de Zanja Pytã atendidos pelos profissionais de Saúde da Universidade Central do Paraguai (UCP) no último sábado (3).

Centenas de pessoas compareceram na Escola Básica Ivar Gonzalez Safstrand vindo de vários bairros do município e até do distrito de Sanga Puitã em Ponta Porã. Alguns dos pacientes havia anos não recebiam cuidados médicos especializados e aproveitaram para chegar suas condições de saúde.

Os atendimentos foram feitos pelos professores doutores da UCP com o acompanhamento dos universitários que nestas atividades de atendimento básico, colocam em prática os ensinamentos passados em sala de aula e nos laboratórios. Muitas famílias receberam em casa uma cesta básica de alimentos e os medicamentos prescritos pelos médicos foram fornecidos pela instituição de ensino superior.

De acordo com Aparecido Karlos Bernardo, criador do curso de medicina da UCP em Pedro Juan Caballero, as ações de atendimento da comunidade fronteiriça vai continuar e neste final de semana o Projeto de Atenção Básica estará na escola Capitão Pedro Juan Caballero, também em Zanja Pytã.

O atendimento vai começar as nove horas da manhã.

Veja também