Ponta Porã atinge meta de vacinação antirrábica, diz Secretaria de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Vigilância de Zoonoses, atingiu a meta estipulada para a campanha de vacinação antirrábica para o ano de 2023. A meta inicial era aplicar 10 mil doses de vacinas. No sábado (23/9), foram aplicadas mais de 2 mil doses, com isso, Ponta Porã fica em terceiro lugar no ranking das cidades que mais vacinou em Mato Grosso do Sul.

Para o secretário municipal de Saúde, Patrick Derzi, a vacinação é importante pois, além de controlar a raiva, evita outros tipos de problemas causados pela transmissão animal.

“Ano passado e começo deste ano, tivemos casos de raiva animal em herbívoros, o que já não acontece agora devido às rodadas de vacinação”, destacou o secretário de Saúde, Patrick Derzi.

A vacinação antirrábica começou em 22 de julho na área urbana e no dia 5 de agosto foi ampliada até a área rural. No início eram pontos fixos de vacinação e agora, as equipes estão indo até as propriedades rurais. A campanha de vacinação antirrábica encerra no próximo dia 30 de setembro.

Ponta Porã