Ponta Porã realiza vacinação antirrábica no sábado

A Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (21) a Campanha de Vacinação Antirrábica 2020, que acontece das 08h ás 16h em 10 pontos estratégicos. A meta é vacinar 80% da população canina e felina de Ponta Porã

Para a vacinação, o Centro de Controle de Zoonozes-CCZ, recomenda que os proprietários dos animais levem a carteirinha de vacinação do animal, levar os cães presos a corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas, caixas de transportes, enrolados em mantas ou em sacos de linhagem.

O CCZ lembra ainda que animais tomando antibióticos não é recomendado a vacinação, cadelas e gatas prenhes não devem tomar a vacina. Devem ser imunizados cães e gatos a partir de quatro meses de idade.

A Secretaria Municipal de Saúde, informa que em tempos de pandemia da Covid-19, a campanha de vacinação antirrábica terá pontos de vacinação estratégicos para evitar aglomeração e os proprietários devem comparecer aos postos de vacinação utilizando máscaras e seguindo as orientações dos protocolos sanitários.

A Campanha de vacinação antirrábica do Dia 21 é a ultima de 2020, voltada para quem ainda não vacinou os animais, os idosos que não vacinaram os seus animais e os proprietários que possuem diversos animais podem entrar em contato com a equipe do CCZ pelo telefone 3431-8366, que estará encaminhando uma equipe para efetuar a vacina nas residências.

A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus, que acomete mamíferos tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem.

A doença é transmitida principalmente pela mordida e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes. O objetivo da campanha é manter o controle da doença no município. Postos de vacinação: Centro Esportivo Kamel Saad,Centro Controle de Zoonozes, Vigilância em Saúde-Centro, Praça Santa Izabel, Parque dos Ervais, Igreja Santa Rosa de Lima (Andreazza), Escola Municipal Adê Marques, Escola Estadual Deputado Fernando C. C. Saldanha, Escola Municipal Lydio Lima e Escola Municipal Isaac Borges Capilé (Coophafronteira). (Assessoria de Imprensa)

Veja também
plugins premium WordPress