Contrastes de verão devem marcar o tempo no final de semana em Mato Grosso do Sul

As condições típicas do verão, com muitas horas de sol forte, calor, aumento de nuvens e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite devem marcar o final de semana que antecede o carnaval em Mato Grosso do Sul. 

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, indica predomínio de tempo instável entre sexta-feira (25) e sábado (25), com probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada, mas com chance de chuvas localmente fortes e tempestades que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. 

O deslocamento de cavados, associados à disponibilidade de umidade e ao aquecimento diurno, além da atuação de um sistema de baixa pressão no Paraguai favorece a formação dessas instabilidades, com destaque para as regiões centro norte, pantaneira e sudoeste.

Para o sábado (26) e domingo (27) o tempo firme com variação de nebulosidade deve predominar no Estado. Porém, segundo o Cemtec, ainda há possibilidade de pancadas de chuvas com tempestades bem isoladas devido a combinação de aquecimento diurno e disponibilidade de umidade. 

Mesmo com as condições favoráveis à chuva, o final de semana deve registrar temperaturas elevadas em todo Estado e baixos níveis de umidade relativa do ar. As temperaturas podem atingir máximas de até 38°C e os índices de umidade podem ficar abaixo de 30% nas horas mais quentes do dia, principalmente no domingo. 

Veja também