Após 2 anos ‘na seca’ do festival, comércio aposta no evento para aumentar faturamento

Com expectativa de receber um público de 70 mil pessoas, o 21º Festival de Inverno de Bonito começou na quinta-feira (25), gerando boa expectativa no comércio da cidade. Depois de uma pausa de dois anos por causa da pandemia de Covid-19, o evento retorna neste ano com investimento de R$ 12 milhões e um grande rol de 122 atrações.

Proprietária de uma loja de presentes há 10 anos, Janaína dos Santos, 30, diz a cidade sempre fica cheia nos festivais de inverno. “É oportunidade única pra melhorar o faturamento. As ruas ficam sempre cheias, principalmente a noite”, relata a empresária. “Tem bastante gente que vem para o festival e a gente fica animada para as vendas. A expectativa é de muito movimento”, completa a vendedora Adriane Cabral Fernandes, 31, que trabalha em uma outra loja de souvenir.

A operadora de caixa Talissa Valentes, 23, que atua em uma sorveteria também acredita no aumento do número de clientes por causa do Festival de Inverno de Bonito. “Nos preparamos esse ano. E a expectativa é maior depois da pandemia. A gente espera um público grande. Nosso estoque está cheio”, conta a funcionária.

Para o governador Reinaldo Azambuja, os recursos aplicados no eventos retornam na economia, além de prestigiar a cultura. “Os hotéis estão todos lotados, restaurante lotados, a cidade está cheia de turistas sul-mato-grossenses, brasileiros e do mundo. Isso é o que Bonito encarna, receptividade, carinho com as pessoas e a presença de um grande público participando com a gente”, destaca o governador.

Bonito tem cerca de 6.500 leitos na rede hoteleira e ainda 350 casas de locação para temporada. Segundo dados da hotelaria, divulgados pelo Bonito Convention Bureau, os hotéis estarão lotados neste final de semana do festival, dias 26, 27 e 28 de agosto. Já nesta quinta-feira (25), a ocupação está em 85%.

“O Festival de Inverno atrai um público maior do Estado. Esse ano, tem uma programação bastante diversificada. Então, a gente acredita que pode dar uma movimentada nos passeios. Vai ter também o turista de fora na cidade, que não vem pro Festival, mas acaba aproveitando porque está Bonito”, avalia a secretária executiva do Bonito Convention Bureau, Janaína Mainchein.

Reinaldo Azambuja