Das 707t de drogas apreendidas em MS, 258t foram na fronteira

Em 2020, as apreensões de drogas em Mato Grosso do Sul passaram de 707 toneladas, o que representa um aumento de 103% em comparação com o mesmo período de 2019 (janeiro a novembro), quando foram apreendidas 348 toneladas, conforme aponta balanço divulgado pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

De todas os entorpecentes apreendidos, a maconha lidera com 693 toneladas tiradas de circulação. Em seguida, aparecem as drogas sintéticas com mais de 11 toneladas, cocaína foram 2,3 toneladas, pasta base mais de uma tonelada, haxixe 341,1 quilos e crack 36,8 quilos.

Esse resultado, para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, se deve às fiscalizações da Operação Hórus que acontecem no interior do Estado, em parceria com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), via Seopi (Secretaria de Operações Integradas).

Ao todo, segundo o balanço, foram apreendidas 707,8 toneladas de ilícitos, sendo que, desses, 258,5 foram realizadas pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira), e a região que mais apreendeu foi na fronteira entre Brasil e Paraguai.

“Os números mostram que deu certo a estratégia adotada pela Sejusp, que investiu em inteligência policial, aumento da presença policial na região de fronteira e na integração das forças policiais que atuam nessa região”, afirma o diretor do Departamento, coronel Wagner.

O recorde de apreensões também se deve à Polícia Militar Rodoviária que apreendeu ao longo deste ano, mais de 156,2 toneladas de drogas, 155 toneladas de maconha, uma de skunk, 218 quilos de pasta base e 28 quilos de cocaína.

Do total de drogas apreendidas em MS, quase dez toneladas foram interceptadas em Campo Grande pela Denar (Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico).

Drogas destruídas

A Polícia Civil também destruiu mais de 62,9 toneladas de entorpecentes nas várias incinerações realizadas na capital este ano. As drogas interceptadas pelas forças de segurança estaduais até agora equivalem a uma apreensão diária de 2,1 toneladas de drogas.

Veja também
plugins premium WordPress