Procon/MS notifica Azul Linhas Aéreas a pagar em valor próximo a R$ 50 mil

Assessoria Procon

Por ter cometido infrações a diversos artigos e incisos de diferentes Leis e Decretos, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, condenou a Azul Linhas Aéreas Brasileiras a pagar multa no valor de 1.310 Unidades Fiscais Estaduais de Referência de Mato Grosso do Sul – Uferms.

Com a medida, a empresa deverá recolher ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor – FEDDC, o montante de R$ 54.889, uma vez que o valor da unidade está definida em R$ 41,90 para o mês de julho. O prazo para recolhimento é de dez dias corridos a contar do dia posterior ao recebimento da notificação sob pena de encaminhamento à Procuradoria Geral do Estado para encaminhamento do débito à dívida ativa.

Entre as diversas infrações cometidas, a Azul não garantiu ao consumidor reclamante a opção de falar com atendente no menu principal o induzindo a digitar o número de seu CPF e se contatar com o “número Tudo Azul”. O prazo definido para concretização do contato é de 60 segundos, entretanto o consumidor demorou 14 minutos para ser atendido na primeira tentativa, 12 na segunda – um dia depois e 16 após dois dias.

A empresa não forneceu protocolo de atendimento e, com isso, não ofereceu segurança nas relações de consumo de acordo com o que está previsto no Código de Defesa do Consumidor, prevalecendo a fraqueza do consumidor que, diante da situação, procurou o Procon Estadual para formalizar denúncia e solicitar
providências.

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