Parceria entre a prefeitura de Ponta Porã e o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) visa fomentar a cadeia produtiva de apicultura no distrito de Itamarati, através do projeto Jovem Apicultor.
Na semana passada, reunião na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo de Ponta Porã debateu a TecnoIF, que é uma incubadora de empresas mista e, por isso, atua não só com o desenvolvimento de projetos de alta tecnologia, mas também negócios de impacto social.
Nesse sentido, o interesse em participar da estruturação da apicultura no Itamarati surge do intuito de organizar a cadeia produtiva local e fortalecer a economia da região.
O processo de incubação se inicia com a formalização da equipe e da identidade da organização social articuladora, para então percorrer um processo de capacitações técnicas e de modelo de negócios, além dos procedimentos legais para a regularização do entreposto e da certificação dos produtos.
Espera-se que ao final do processo, a associação esteja composta e pronta para administrar o entreposto e que suas lideranças estejam capacitadas para gerir de forma estratégica os produtos locais. Espera-se também que a marca local esteja bem desenvolvida para representar a identidade e os valores do grupo envolvido.
Além do secretário Caio Augusto e equipe técnica do IFMS, também estiveram presentes na reunião, a subprefeita do Itamarati, Natália Velasques, o presidente da Associação de Apicultores, Goleiro e Puka Valdez.
