PF e SENAD começam mais uma fase da Operação Aliança na fronteira

Marcos Morandi

Em mais uma ação conjunta, a PF (Polícia Federal) do Brasil e a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai, iniciaram esta semana mais uma edição da Operação Aliança. O principal objetivo é identificar e também destruir plantações de maconha em Capitan Bado, na divisa com Coronel Sapucaia, em Mato Grosso do Sul.


Segundo levantamentos da Senad, a parceria entre os dois países já resultou em 179 procedimentos e na apreensão de 6.893 quilos de cocaína e 21 mil toneladas de maconha, desde 2014. Além disso, as ofensivas nas lavouras desarticularam 22 propriedades ligadas às facções criminosas.

Senad e Polícia Federal fazem novas ofensivas para identificar e destruir lavouras de maconha.(Foto: SENAD)


Os 1.808 centros de produção de maconha destruídas tanto em cidades paraguaias quanto brasileiras, são locais de onde os esquemas de tráfico de fronteira negociam a entrada e a saída de carregamentos com o CV (Comando Vermelho) e PCC (Primeiro Comando d Capital).


Ainda de acordo com a Senad, as investidas nas plantações de maconha, com o uso de helicópteros da Polícia Federal do Brasil, já causaram prejuízos de mais de US$ 32 milhões de dólares ao narcotráfico internacional.

Viaturas da Polícia Federal atravessam a região central de Capitan Bado no Paraguai.(Foto:Divulgação)
Veja também
plugins premium WordPress