Brasil já colheu 69% da área de soja, diz consultoria

A safra 2021/22 de soja do Brasil estava 69% colhida até quinta-feira (17), ante 64% na semana anterior e 59% um ano atrás, de acordo com levantamento da AgRural.

Os trabalhos estão praticamente encerrados em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e se aproximam da etapa final em Goiás, São Paulo e Rondônia.

Nos estados de plantio mais tardio, houve bom progresso mais uma vez no Matopiba, mas no Rio Grande do Sul as máquinas ainda avançam sobre as primeiras áreas, como é comum em meados de março. O que não é comum são as produtividades dessas primeiras lavouras, que seguem reportando médias muito baixas devido à quebra por estiagem.

Mas o destaque negativo da semana foi o Paraná, onde a colheita perdeu ritmo devido às chuvas constantes. Há queixas de umidade dos grãos acima do normal em parte do estado, mas ainda não se fala em problemas de qualidade.

O plantio da safrinha 2022 de milho, por sua vez, chegou a 98% da área estimada para o Centro-Sul do país, ante 94% na semana precedente e 90% um ano atrás.

Chuvas muito bem-vindas foram registradas no Paraná, em Mato Grosso do Sul e São Paulo e, de um modo geral, a safra se desenvolve bem em toda a região. A colheita do milho verão 2021/22, por sua vez, alcançou 58% da área no Centro-Sul, contra 47% um ano atrás.

Canal Rural*

Veja também
plugins premium WordPress