CIPP realiza I Exposição História do Jornal Impresso em Ponta Porã

Em comemoração ao Dia da Liberdade de Imprensa, comemorada anualmente no dia 03 de maio, o Clube de Imprensa de Ponta Porã realiza no próximo dia 06 de junho deste ano, a partir das 19h o lançamento da Exposição História do Jornal Impresso de Ponta Porã.

Trata-se de um evento promovido pelo Clube de Imprensa de Ponta Porã – CIPP, em contrapartida prevista aos Espaços, Coletivos, Clubes e Associações culturais que receberam recursos de auxílio cultura por meio da Lei Aldir Blanc, liberados pelo Governo Federal por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Nesta Exposição, a primeira que revela os jornais mais antigos da cidade, foram coletados exemplares de periódicos que circularam no século passado, com ênfase às décadas de 1930, 40, 50 e 60. O acervo dos jornais digitalizados pertence ao jornalista Lourival Alves – Nenê.

São documentos históricos digitalizados pelo Centro de Documentação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Os jornais impressos que também fazem parte desta Exposição são do acervo do Jornalista e Historiador Nivalcir Almeida, compilados pela Escritora Sellamari.

Vale ressaltar que o CIPP está preparando uma Segunda Mostra de jornais que circularam na fronteira nas décadas mais recentes.

Importante destacar a parceria da Prefeitura de Ponta Porã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e FUNCESPP _ Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã.

A Exposição Uma breve História do Jornal Impresso de Ponta Porã, segue até 21 de junho de 2022, na sede do Clube de Imprensa de Ponta Porã com entrada gratuita e agendamento para visitação no período da manha e tarde para as Escolas Públicas e privadas de Ponta Porã.

“O evento é uma forma de integrar e fortalecer o setor de imprensa da fronteira e oferecer a população um evento cultural a oportunidade conhecer um pouco da história da imprensa escrita em Ponta Porã e região” destacou Lourival Alves, vice presidente do CIPP e proprietário de boa parte do acervo histórico dos jornais impressos disponibilizados na exposição.

O Clube de Imprensa de Ponta Porã fundado em 26 de fevereiro de 2005, é uma entidade sem fins lucrativos que reúne profissionais, funcionários e proprietários do setor de comunicação de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero, que prevê em seu estatuto atividades socio culturais aberta ao público.

A entidade foi contemplada no ano de 2021 com recursos da Lei Aldir Blanc de auxílio emergencial a cultura sancionada pelo Governo Federal em agosto de 2020 e regulamentada pela Prefeitura de Ponta Porã em outubro de 2020.

A Exposição História do Jornal Impresso de Ponta Porã estará aberta de segunda a sexta-feira das 08h30 ás 10h30 e das 14h30 ás 17h na sede do CIPP localizado na travessa Everaldo Lima próximo ao Ginásio Pepe Portela-centro.

As instituições de ensino, clubes de serviços, associações, pesquisadores que desejam realizar as visitas em grupos poderão realizar uma pré-agenda pelos telefones (67)98447-2206 e (67)99204-1102.

Legenda – Exposição História dos Jornais Impressos de Ponta Porã acontece na sede do CIPP

Veja também
plugins premium WordPress