Boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde) mostra que Ponta Porã já registrou 255 casos prováveis de Dengue de janeiro até agora. Desses, 125 foram confirmados.
A incidência de casos da doença no município é de 271,5, sendo assim, a classificação é média [incidência], ou seja, 100 a 300 casos por 100 mil habitantes.
Até o momento, não há óbitos provocados por Dengue na cidade que faz fronteira seca com o Paraguai.
Em Mato Grosso do Sul, esse índice chega a 19 vítimas fatais e 221.863 notificações da doença desde o início de 2022.
Sobre a Dengue
A Dengue é uma doença febril aguda, que pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. Fatores de risco individuais determinam a gravidade da doença e incluem idade, comorbidades (doenças pré-existentes) e infecções secundárias.
Alguns sintomas são dor abdominal intensa e contínua ou dor à palpação do abdômen; vômitos persistentes; acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, pericárdio); sangramento de mucosas; letargia ou irritabilidade; hipotensão postural (é a diminuição súbita da pressão arterial ao se levantar de uma posição deitada ou sentada, principalmente quando de maneira brusca); hepatomegalia maior do que 2 cm; aumento progressivo do hematócrito.
