As autoridades paraguaias reforçaram na manhã desta terça-feira (5/8), a segurança na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero, em resposta à operação nacional que transferiu mais de 530 detentos condenados da Penitenciária Regional de Ciudad del Este para o novo Centro de Reinserção Social de Minga Guazú.
A ação envolveu uma complexa logística, com o uso de dezenas de ônibus para o transporte dos internos, sob escolta de unidades táticas, policiais e militares fortemente armados. Todo o procedimento foi realizado sob rigorosos protocolos de segurança e respeito aos direitos humanos.
Segundo o Ministério da Justiça do Paraguai, o objetivo da operação é desafogar o sistema prisional e melhorar as condições de segurança nas unidades penitenciárias do país. A transferência é parte de um plano estratégico que visa reorganizar o sistema carcerário, reduzindo a superlotação e a influência de organizações criminosas dentro das prisões.
Com a movimentação de presos de alta periculosidade, o governo intensificou a vigilância em Pedro Juan Caballero, cidade de fronteira com o Brasil, por considerar a região sensível a eventuais reações de grupos ligados ao crime organizado.
