O Governo do Paraguai vai construir uma rodovia ligando Pedro Juan Caballero, capital do Departamento de Amambay, equivalente ao estado, até a cidade de Capitán Bado na divisa com Coronel Sapucaia. Para que a obra seja iniciada, estão sendo erradicadas plantações de maconha ao longo do trecho que será pavimentado.
A região é conhecida pelo grande número de áreas usadas pelos traficantes para produzir e preparar a droga vendida para o mercado consumidor do Brasil e de países vizinhos como a Argentina. A grande presença do tráfico na região pode trazer perigo para os trabalhadores da importante obra viária conhecida como “Rota da Cidadania”, que terá cerca de 120 quilômetros neste trecho.
Para isso agentes da Send (Secretaria Nacional Antidrogas), do Departamento Regional de Pedro Juan Caballero, realizaram nesta quarta-feira (21/8), uma operação no distrito de Cerro 21, em Capitán Bado, dentro da operação “Fronteira Limpa 01”, e contou com apoio de Forças Especiais.
Durante o cumprimento do mandado de busca, as equipes localizaram e apreenderam 90 pacotes skunk, embalados a vácuo, totalizando 46,8 quilos. Essa variedade possui valor de mercado muito superior à maconha comum, chegando a US$ 2 mil dólares o por quilo.
Também foram apreendidas a balança eletrônica, documentos, objetos diversos e um forno desidratador elétrico e uma motocicleta Star 150.
Além disso, os agentes erradicaram uma plantação de aproximadamente um hectare em estágio de crescimento e incineraram 720 quilos de skunk já processada.
Segundo estimativas da Secretaria Nacional Antidrogas, somando a droga apreendida e a destruída, foram retiradas de circulação cerca de quatro toneladas de maconha, o que representa um prejuízo de aproximadamente US$ 600 mil ao crime organizado, considerando o valor do produto no mercado brasileiro.
Ninguém foi preso durante a operação. A Senad destacou que a ofensiva representa mais um passo na luta contra o narcotráfico em áreas rurais, reforçando o compromisso do projeto Rota da Soberania em proteger as fronteiras e enfraquecer as estruturas criminosas na região.
