A celebração dos 60 anos da regulamentação da Administração no Brasil ganhou destaque entre estudantes sul-mato-grossenses através do Concurso Cultural ‘Por que o Profissional de Administração faz a diferença?’, promovido pelo Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS). A iniciativa integrou o Mês da Administração 2025 e mobilizou participantes de diferentes instituições do Estado, reforçando o valor social e estratégico da profissão. As produções foram avaliadas por originalidade, pertinência ao tema e qualidade técnica.
A acadêmica Júlia Azambuja Iapechino, do 6º semestre do curso de Administração da UNIGRAN, conquistou o 1º lugar, representando a Instituição com um vídeo gravado nas dependências do campus. Júlia contou como desenvolveu a ideia para realizar um material que fosse relevante: “Quando recebi a notícia sobre o concurso, decidi me desafiar e tentar produzir um vídeo, mesmo sem nunca ter feito algo parecido antes. Passei horas pensando no que dizer e em como gravar, buscando transmitir da melhor forma a mensagem que eu queria”.
O trabalho de Júlia destacou o papel do administrador na condução de processos, pessoas e resultados em um ambiente organizacional cada vez mais complexo. “Somos responsáveis por transformar recursos em resultados, dando direção ao trabalho das pessoas. Unimos eficiência e inovação para manter as empresas competitivas e sustentáveis”, afirma Júlia em seu depoimento. O vídeo pode ser acessado no link disponibilizado pelo CRA-MS.
O coordenador do curso de Administração da UNIGRAN, professor Valdir da Costa Pereira, ressaltou o impacto da conquista para a formação acadêmica e para o reconhecimento da Instituição. “Foi um motivo de grande alegria. A Júlia me encontrou pelos corredores e disse: ‘Professor, vou fazer um vídeo e vamos ganhar’. Desde o início, ela demonstrou segurança, domínio do conteúdo e vontade de produzir algo de qualidade. Fiquei surpreso com a tranquilidade dela diante da câmera e com a forma como articulou os conhecimentos adquiridos ao longo do curso”, relata.
Valdir também destacou a abrangência do concurso e o mérito do resultado: “O CRA-MS abriu a participação para todos os estudantes de Administração do Estado. Eles precisavam responder à pergunta central em apenas um minuto, com criatividade e clareza. A Júlia fez isso com maestria. Esse reconhecimento coroa nosso trabalho em 2025 e confirma que estamos no caminho certo ao estimular nossos acadêmicos a expressarem, de forma original e bem estruturada, a relevância da profissão”.
Sobre a conquista do 1º lugar, Júlia celebrou o impacto do feito: “Fiquei imensamente feliz com o resultado. Conquistar o primeiro lugar no Estado foi uma sensação única. Representar a UNIGRAN, Instituição que tanto contribui para o meu aprendizado, tornou tudo ainda mais especial. Agradeço, também, aos meus amigos Camilly Bordão e Victor Henrique. Sem o apoio deles, nada disso teria sido possível”, enfatizou a futura administradora.
O resultado reforça o compromisso institucional com a formação crítica, criativa e conectada às demandas do mercado, evidenciando o papel da universidade na valorização das carreiras essenciais ao desenvolvimento regional e nacional.
Legenda: A acadêmica Júlia Iapechino celebra a conquista ao lado do Reitor da UNIGRAN, Renato Aguiar e do coordenador de Administração, Valdir Pereira
