Homem é flagrado pescando no Rio Aquidauana durante a Piracema

O 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental segue intensificando as ações de fiscalização e proteção dos recursos naturais durante a Operação Piracema, período fundamental para a reprodução das espécies de peixes nos rios de Mato Grosso do Sul.

Neste domingo (11), a equipe fez ações de fiscalização ambiental preventiva e repressiva no âmbito da Operação Piracema, na MS-352, rodovia que liga Terenos à comunidade Ponte do Grego, às margens do Rio Aquidauana.

Durante a atividade, foram efetuadas abordagens a veículos e pessoas, com vistorias e o repasse de informações e orientações de educação ambiental, especialmente quanto à proibição da pesca durante o período de defeso, reforçando a importância da preservação dos recursos pesqueiros.

Na mesma região, durante fiscalização ambiental na MS-477, na área conhecida como Ponte do Grego/Barretina, a equipe flagrou uma pessoa praticando pesca predatória em período de defeso, nas proximidades de uma corredeira, local sensível para a reprodução das espécies. Em posse do autor foram encontrados um exemplar de peixe da espécie Dourado e um exemplar da espécie Jurupoca, ambos protegidos neste período.

Diante do crime ambiental, foi dada voz de prisão ao autor, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Terenos.

A Polícia Militar Ambiental reforça que respeitar o período de defeso é garantir a reprodução das espécies, a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas aquáticos e a preservação do meio ambiente, assegurando a sustentabilidade dos recursos naturais. As ações da Operação Piracema seguem de forma contínua, aliando fiscalização, orientação e repressão aos crimes ambientais.

Veja também