Uma bebê de apenas dois meses de idade permanece internada em estado considerado crítico em um hospital de Dourados, após apresentar quadro grave de intoxicação possivelmente relacionado ao consumo de fórmula infantil pertencente a lotes proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O caso mobilizou as autoridades de saúde e levou à intensificação da fiscalização sanitária no município.
Diante da gravidade da situação, a Vigilância Sanitária de Dourados passou a reforçar ações de orientação e inspeção em estabelecimentos comerciais. A medida ocorre após a publicação da Resolução nº 32/2026 da Anvisa, em 7 de janeiro, que proibiu a comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de fórmulas infantis por suspeita de contaminação.
Em apenas dois dias de fiscalização, 23 empresas foram vistoriadas. Em uma delas, um supermercado, foi encontrado ao menos um lote proibido exposto à venda, que foi imediatamente retirado das gôndolas. Já nas farmácias visitadas, a maioria não possuía os produtos em estoque. Os proprietários estão sendo formalmente orientados a retirar qualquer lote suspeito das prateleiras e a comunicar eventuais irregularidades.
O gerente da Vigilância Sanitária de Dourados, Diego Victor de Freitas Mesquita, reforçou o alerta aos pais e responsáveis para que verifiquem atentamente os rótulos das fórmulas infantis armazenadas em casa. A recomendação é acessar o site oficial da Anvisa para conferir a lista completa de lotes proibidos. Caso o produto esteja entre os relacionados na resolução, o consumo deve ser imediatamente suspenso.
Lotes sob suspeita
A proibição determinada pela Anvisa envolve lotes específicos das seguintes marcas da Nestlé Brasil:
Nestogeno
Nan Supreme Pro
Nanlac Supreme Pro
Nanlac Comfor
Nan Sensitive
Alfamino
Para orientações sobre troca ou devolução, os consumidores devem entrar em contato diretamente com o SAC da fabricante, cujos canais constam nas embalagens. A Anvisa esclarece que a medida não afeta outros produtos das mesmas linhas, apenas os lotes listados na resolução.
