O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados (MS), está passando nesta segunda-feira (19) por uma vistoria técnica do Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB). A ação tem como objetivo aferir, validar e homologar equipamentos e procedimentos de navegação aérea, garantindo a segurança das operações em um momento de crescimento do fluxo de voos e passageiros.
Durante a inspeção, técnicos do GEIV realizam uma série de voos técnicos com aeronave equipada com sistemas especiais, utilizados para verificar a qualidade dos sinais de equipamentos de solo, auxílios à navegação e radares. Esses sistemas são medidos, calibrados e, quando necessário, ajustados para assegurar que estejam dentro dos padrões internacionais de segurança operacional.
Além da checagem dos equipamentos, os voos de inspeção também servem para validar rotas aéreas e procedimentos de aproximação, etapas fundamentais antes da implementação ou manutenção de operações regulares. O trabalho do GEIV inclui ainda o monitoramento contínuo da confiabilidade dos sistemas aeronáuticos, atividade que está sendo intensificada ao longo desta semana em Dourados.
A vistoria ocorre em um contexto de retomada e expansão das atividades do aeroporto, que ficou mais de quatro anos fechado para voos comerciais e voltou a operar no final de 2025, com voo direto para São Paulo (Guarulhos). A companhia Latam, responsável pela rota, já anunciou que a partir de abril a frequência passará a ser diária, ampliando significativamente o movimento aéreo na cidade.
Desde a reabertura, o aeroporto já registrou mais de 4 mil pousos e decolagens, considerando voos particulares e comerciais. Somente na rota operada pela Latam, mais de 20 mil passageiros já foram transportados entre Dourados e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, nos dois sentidos, reforçando a importância estratégica do terminal para a região sul de Mato Grosso do Sul.
