“Braço direito” e secretário do narcotraficante “Galã” é preso em Pedro Juan Caballero

A Polícia Nacional do Paraguai prendeu na noite desta quinta-feira (29/1), Sergio Denis Sierra, no Bairro Guarani, em Pedro Juan Caballero, apontado como “braço direito” e secretário do narcotraficante Elton Leonel Rumich da Silva, o “Galã”, que atualmente cumpre pena no Brasil.

Segundo informações policiais, Sergio foi preso por volta das 23h, no cruzamento das ruas General Brugués e Iturbe. O criminoso pilotava uma Scooter quando foi abordado pelos agentes e ainda tentou enganar a equipe, apresentando documento de identidade falso.

“Ele tentou passar pela blitz com um documento improvisado, mas os policiais já tinham informações prévias sobre sua verdadeira identidade”, explicou Cantero em entrevista à Urundey FM.

Sergio Denis Sierra possui um mandado de prisão em aberto no caso intitulado “Rodney Maximiliano Román Ramírez e outros por lavagem de dinheiro”, em trâmite perante o Tribunal Penal de Garantias de Crimes Econômicos de Assunção – capital do país vizinho.

Sierra é considerado uma figura-chave no esquema financeiro de “Galán”, que liderou facções do PCC (Primeiro Comando da Capital) em Pedro Juan Caballero. A investigação no Paraguai liga o preso ontem à gestão de empresas de fachada utilizadas para lavar dinheiro proveniente do narcotráfico.

Ainda conforme a polícia, o secretário do narcotraficante residia em Ponta Porã, e havia cruzado a fronteira para Pedro Juan Caballero apenas três semanas antes.

Como o caso está sendo julgado na capital, espera-se que o Juizado de Crimes Econômicos ordene sua transferência para Assunção nas próximas horas para sua apresentação em juízo.

Veja também