O Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) reafirma sua posição de liderança em qualidade no ensino superior brasileiro com a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2023 que avaliou cursos da saúde, engenharias e agrárias. Os 13 cursos presenciais avaliados alcançaram conceitos considerados de excelência pelo Ministério da Educação (MEC), resultando na publicação automática de portarias de renovação de reconhecimento nesta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026.
De acordo com a Portaria SERES/MEC nº 10, publicada no Diário Oficial da União, o desempenho superior dos acadêmicos garantiu que as graduações tivessem seus ciclos avaliativos concluídos com sucesso, dispensando novos processos burocráticos devido aos altos indicadores de qualidade (CPC – Conceito Preliminar de Curso).
O balanço dos resultados é extremamente positivo: seis cursos conquistaram a nota máxima, conceito 5, enquanto outros sete cursos obtiveram o conceito 4, patamar que define os cursos como “muito bons” na escala de avaliação federal.
Cursos com Conceito Máximo (5):
- Biomedicina
- Farmácia
- Medicina Veterinária
- Nutrição
- Odontologia
- Radiologia
Cursos com Conceito Muito Bom (4):
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Engenharia Mecânica
- Estética e Cosmética
- Fisioterapia
Reconhecimento e Qualidade
A conquista é reflexo de investimentos contínuos em infraestrutura, laboratórios de última geração e um corpo docente altamente qualificado. Para a instituição, as notas 4 e 5 no Enade/CPC são o selo definitivo de que o ensino ministrado aos acadêmicos de Dourados e região está entre os melhores do país.
“A publicação automática dessas portarias de reconhecimento pelo MEC é um reconhecimento da seriedade e qualidade do nosso trabalho. Quando um curso obtém nota 4 ou 5, ele entra em um grupo seleto de excelência nacional. Isso dá segurança ao aluno e ao mercado de trabalho sobre a qualidade profissional dos nossos egressos”, destaca a Chanceler da UNIGRAN, Rosa Maria D’Amato De Déa.
Com publicação das portarias de hoje, a UNIGRAN inicia o ano letivo de 2026 consolidada como uma referência em ensino superior, unindo tradição e resultados práticos validados pelo Ministério da Educação.
