Ponta Porã recebe prêmio pelo projeto “Infraestrutura Verde e Mobilidade Sustentável da Linha Internacional”

O município de Ponta Porã foi destaque nacional ao receber Menção Honrosa no 1º Prêmio Seaid Antônio Sabino: Iniciativas Transformadoras para a Sustentabilidade Ambiental e Climática, promovido pela Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). A cerimônia de premiação foi realizada no dia 4 de fevereiro de 2026, em Brasília (DF) e teve por intuito reconhecer iniciativas de excelência em projetos que utilizam financiamento externo, de modo a disseminar e incentivar a replicabilidade de boas práticas.

Ponta Porã integrou os seis finalistas selecionados em todo o país pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, recebendo Menção Honrosa pela iniciativa “Infraestrutura Verde e Mobilidade Sustentável da Linha Internacional”, integrante do Programa Fronteira do Futuro Ponta Porã/MS, financiado pelo FONPLATA – Banco de Desenvolvimento. A iniciativa foi submetida pela Unidade Executora do Programa Fronteira do Futuro do Município de Ponta Porã-MS.

O evento contou com a participação do Secretário Executivo substituto do MPO, Márcio Albuquerque, Secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento, Viviane Vechhi, Coordenador Geral de Projetos de Infraestrutura, Dilso Marvell Marques, servidor homenageado da Seaid, Antônio Sabino, além de outras autoridades do Governo Federal, representantes de instituições multilaterais de desenvolvimento e membros das Unidades Executoras.

Transformação urbana e integração entre países

A iniciativa “Infraestrutura Verde e Mobilidade Sustentável da Linha Internacional” contempla importantes obras estruturantes ao longo da linha internacional entre Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai), destacando-se a implantação de 5,7 quilômetros de ciclovia e 15 quilômetros de rede de macrodrenagem na linha internacional e em áreas centrais adjacentes de Ponta Porã.

As ações fazem parte do projeto de Implantação do Polígono da Linha Internacional, em fase de conclusão, resultado de um investimento aproximado de US$ 17 milhões de dólares, resultante de operação de crédito junto ao FONPLATA e contrapartida local. O projeto também abrange a revitalização da área com pistas de caminhada, estacionamentos, iluminação pública, terminal rodoviário, espaço de apoio ao frete e quadras esportivas, criando espaços acessíveis à população e promovendo convivência, lazer, qualidade de vida, turismo e geração de renda para a região.

Reconhecimento e representatividade

Representando o Município de Ponta Porã e a Unidade de Execução do Programa Fronteira do Futuro (UEP), participaram da cerimônia em Brasília (DF) o Gerente de Obras e Projetos da UEP, Rafael Valenzuela Franco e a Gerente Socioambiental da UEP, Caroline Quinhones Fróes.

Durante o evento, ao receber a placa de menção honrosa, Caroline Fróes destacou a importância desse reconhecimento para Ponta Porã. Segundo ela, é uma grande honra para o Município fazer parte de um momento tão significativo, que impulsiona outros projetos e iniciativas, bem como valoriza a nossa região de fronteira, que representa a integração de dois povos:  de um lado, Ponta Porã – Brasil, com cerca de 92 mil habitantes conforme Censo, e do outro, Pedro Juan Caballero – Paraguai, formando juntas uma conurbação de aproximadamente 220 mil pessoas, beneficiadas por esse projeto da Linha Internacional. Complementarmente, enfatizou que o objetivo é fortalecer cada vez mais essa integração entre os dois países, por meio de ações que melhorem a qualidade de vida da população e reforçou que a gestão municipal tem atuado de forma articulada e integrada em todas as suas ações e projetos.

Na sequência, Rafael Franco ressaltou a relevância do projeto da Linha Internacional para a fronteira e destacou a experiência como enriquecedora para toda a equipe que participou do gerenciamento no âmbito do Programa Fronteira do Futuro. Prestou agradecimento em nome do prefeito Eduardo Campos, do secretário de finanças e coordenador da UEP Fabrício Cervieri, Mirna Torres e de todas as pessoas que contribuíram nesse projeto. Na oportunidade, também agradeceu ao FONPLATA, representado no ato da cerimônia por André Sampaio, especialista em projetos que acompanha Ponta Porã.

Parceria internacional que gera resultados

Em representação ao FONPLATA, o especialista em projetos André Sampaio demonstrou satisfação em acompanhar a transformação de Ponta Porã e do trabalho construído ao longo dos anos com o Município e o Organismo Executor.

Ele ressaltou também sobre a importância do acesso a recursos internacionais, sobre o alcance do FONPLATA a municípios que antes não tinham acesso a recursos internacionais, e as mudanças positivas observadas nos municípios a partir dessas captações. Ao final, agradeceu a oportunidade e manifestou a alegria em participar desse momento ao lado de Ponta Porã.

O Prêmio Seaid Antônio Sabino “reconhece a contribuição relevante da iniciativa para a agenda ambiental e climática, evidenciada pelo impacto alcançado, pelo caráter inovador, pelo potencial de replicabilidade e disseminação, além do compromisso com soluções sustentáveis e inclusivas” — consolidando Ponta Porã como referência nacional em desenvolvimento urbano sustentável na faixa de fronteira.

Entrega da Placa de Menção Honrosa e Certificado de Premiação

Nesta terça-feira, dia 10 de fevereiro de 2026, a Unidade de Execução do Programa entregou em mãos ao prefeito Eduardo Campos e Secretária Municipal de Governo e Comunicação Paula Consalter Campos, a placa de Menção Honrosa e Certificado de Premiação do 1º Prêmio Seaid Antônio Sabino: Iniciativas Transformadoras para a Sustentabilidade Ambiental e Climática, promovido pela Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID) do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO). A menção honrosa é fruto da iniciativa “Infraestrutura Verde e Mobilidade Sustentável da Linha Internacional”, integrante do Programa Fronteira do Futuro Ponta Porã/MS, financiado pelo FONPLATA – Banco de Desenvolvimento.

Essa conquista evidencia que Ponta Porã está no caminho certo ao investir em planejamento, inovação e sustentabilidade, além de consolidar o município como referência no desenvolvimento urbano e integração regional. O reconhecimento em nível nacional fortalece as ações já em andamento, estimula novos projetos e reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento sustentável da fronteira.

O prefeito Eduardo Campos destacou a importância da iniciativa “Infraestrutura Verde e Mobilidade Sustentável da Linha Internacional”, que contempla obras estruturantes ao longo da fronteira. Ele também parabenizou a equipe do Programa Fronteira do Futuro (UEP) pela representação do município no evento de premiação em Brasília. “Esse reconhecimento valoriza o trabalho técnico da nossa equipe e reafirma o compromisso de Ponta Porã com um desenvolvimento sustentável e integrado na fronteira”, afirmou o prefeito.

Veja também