A reportagem do Ponta Porã News esteve na tarde desta sexta-feira (6) no Hospital da Vida em Dourados e constatou que a paciente Liliane de Souza Bonfim Duarte, de 52 anos, continua internada em estado grave na Ala Vermelha do Hospital da Vida, em Dourados. Desde a manhã de hoje circulam notícias e informações desencontradas, algumas delas afirmando que a Liliane havia falecido.
No Hospital da Vida, a reportagem ouviu uma das responsáveis pela unidade hospitalar que disse estranhar a informação. A mulher que pediu para não ser identificada ficou surpresa com as notícias e confirmou que o protocolo de morte encefálica foi estabelecido e o resultado já está com os médicos responsáveis e não foi informado, já que é reservado e confidencial.
“Estamos fazendo todos os procedimentos que são aplicados nestes casos e eles só se justificam, inclusive, porque a paciente está viva e não morta”, salientou ela.
Também estão sendo realizados os exames de compatibilidade, para o caso de a morte cerebral ser determinada, os órgãos serem doados. Isto é feito através da (OPO), Organização de Procura de Órgãos e Tecidos, uma estrutura ligada à Central Estadual de Transplante responsável por informar a viabilidade de doador à Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO), que realiza a distribuição dos órgãos, indicado à equipe transplantadora responsável pela retirada e implante do mesmo.
Com os exames finais, a captação deve acontecer nas próximas 24 horas. Podem ser captados para doação, nestes casos, o coração, fígado, pulmões, córneas, rins e pâncreas.
O aproveitamento e os órgãos que serão retirados dependem da capacidade do local e das condições do doador.
