Excesso de calor pode afetar o gado; confira dicas para evitar prejuízos

Parte do Brasil nos últimos dias tem registrado temperaturas acima da médica histórica para essa época do ano. Em Mato Grosso as previsões chegam a oscilar entre 43°C e 48°C, motivada pelo fenômeno El Niño. Diante desse calorão, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) alerta os pecuaristas quanto a necessidade de cuidados extras com os animais.

Conforme o diretor técnico da Acrimat, Francisco Manzi, o calor excessivo impacta negativamente no desempenho dos animais.

“Mesmo os animais que são mais bem adaptados a essas condições, no caso os zebuínos, tem um desempenho menor, diminuindo a ingestão de alimentos e consequentemente o ganho em peso”, pontua.

A entidade comenta que raças zebuínas, como o Nelore, Brahman, Cangaian, Gir, Guzera, Sindi e Tabapuã, apresentam melhor resistência ao calor. Entretanto, com as altas temperaturas, o animal que não tiver um ambiente adequado de sombreamento, pode sofrer de desidratação e perda de apetite.

Manejo e transporte também precisam de cuidados

A Acrimat alerta também quanto ao manejo dos animais, como a mudança de pastos e manejo no curral ou embarque nos caminhões que causam um estresse maior.

No que tange ao manejo no pasto ou curral o aconselhamento é que, caso necessário, ele ocorra em horários de temperaturas mais frescas.

Já para o transporte, a orientação é que o motorista responsável pela viagem, ao aguardar o momento do embarque, deixe o veículo em local mais apropriado, seja na sombra ou no barracão para que o veículo não fique exposto às altas temperaturas.

Canal Rural*

Veja também
plugins premium WordPress