Segundo dia da Ponta Agrotec 2023 aborda a produtividade no campo

Com foco em tecnologia e inovação, a 2ª edição da Ponta Agrotec começa dia 30 de agosto e vai até o dia 2 de setembro em Ponta Porã/MS e pretende atrair mais de oito mil visitantes para conhecer produtos, serviços e oportunidades de negócios em um espaço de 7.000 m².

A partir do tema geral do evento, “Tecnologia e Conhecimento no Agronegócio”, acontecerão palestras e cursos divididos em 5 eixos temáticos com especialistas, pesquisadores e lideranças públicas.

Um desses eixos é “Produtividade no Campo”, que será abordado no segundo dia (31/08) com a presença de palestrantes dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. A primeira palestra está a cargo do engenheiro agrônomo e analista em finanças, Sr. Filipe Kalikoski Coelho, da Cooperativa Sicredi de Porto Alegre/RS que apresentará as tendências de preço e mercado para soja, milho, boi e insumos. Em seguida, o Dr. João Pedro Cuthi Dias da Sophus/UFMS traz propostas de como a agropecuária pode reduzir a insegurança alimentar e climática.

Mais duas palestras seguem a programação na parte da manhã. “Geração de Renda através do Coprocessamento e Extrativismo”, com o Sr. Rafael Guisso, representando a InterCement/UFMS e “Características do Agronegócio da China e o Desenvolvimento do Empreendedorismo Rural”, com a Prof. Dra. Lisandra Pereira Lamoso, da UFGD.

Após o almoço, será realizada uma mesa redonda com a Superintendente da Sudeco, Sra. Rose Modesto e a Diretora Administrativa da Sudeco, Sra. Luciana Barros, com o tema “Linhas de Financiamento da Sudeco – Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste. FCO e FDCO”, trazendo esclarecimentos sobre as linhas de crédito disponíveis para os produtores. 

Na sequência, duas palestras abordam novas tecnologias para a produtividade: “Ferramentas Microbiológicas para o Manejo de Pragas e Doenças”, com o Sr. Nicanor Pilarski Henkemeier, da Ciarama/John Deere e “A Tecnologia Aplicada para o Incremento de Produção do Trigo e o Aumento da Produtividade das Culturas em Sucessão”, com o Prof. Dr. Salvador Simonetto Foloni da Embrapa Soja – Londrina/PR.

O final da tarde é marcado pela abordagem da importância da irrigação para a produtividade, com a mesa redonda “Potencialidades e desafios da irrigação em Mato Grosso do Sul” com os professores doutores da UFGD, Sr. Arthur Caniato Sanches e Sr. Eder Pereira Gomes, e a palestra “Maximizando a Eficiência Agrícola: Produtividade com Irrigação de Alta Performance e Otimização Energética, com o  Sr. Mauro Lúcio De Paiva Freitas, Head Estratégico da iCrop Gestão de Irrigação SP/MS/PR.

Programação extra 

A Ponta Agrotec também será palco de eventos promovidos por instituições parceiras que compõem a agenda técnico-científica e de negócios da feira. O Fórum do Leite vai debater “O futuro da produção leiteira em MS”, sendo uma promoção da Bancada do Leite da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e APLAI – Associação dos Produtores de Leite do Assentamento Itamarati.

A 7ª edição do Circuito APROSOJA, com o tema “A soja e suas conexões: produtividade e sustentabilidade”, que é uma realização da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul, também está confirmada para acontecer durante todos os dias, pela manhã, na Ponta Agrotec. 

Serviço

As inscrições já estão abertas e  podem ser feitas no site https://pontaagrotec.com.br/ 

A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

A Ponta Agrotec é uma realização do Majestic Hall, Governo do Estado e Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As instituições parceiras e confirmadas desta edição são IFMS, UFMS, UEMS, UFGD, Senar, Aprosoja, Embrapa, Senai e Sebrae. 

Mais detalhes no site: https://pontaagrotec.com.br/

Informações: contato@pontaagrotec.com.br

WhatsApp: 67 992821622

Veja também
plugins premium WordPress