4ª Brigada conclui Operação Águia Pantaneira com certificação da Força de Prontidão

A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) encerrou nesta sexta-feira (15), a Operação Águia Pantaneira, realizada no Campo de Instrução de Betione. A atividade marcou a etapa final do ciclo de certificação da Força de Prontidão (FORPRON), confirmando a Brigada como unidade estratégica com capacidade de emprego imediato em qualquer ponto do território nacional.

Com cerca de mil militares e 200 viaturas, o exercício avaliou a prontidão e o poder de combate da Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro. Dividida em duas fases, a operação iniciou com o Exercício de Campanha, entre 2 e 7 de agosto, seguido pelo Exercício Tático com Tiro Real, de 11 a 15 de agosto, ambos supervisionados pelo Comando Militar do Oeste. O planejamento e a execução mobilizaram 11 Organizações Militares subordinadas à Brigada ao longo de seis meses.

O ponto alto foi a realização inédita, em território nacional, de um Exercício Tático com Tiro Real em nível de subunidade de Brigada de Cavalaria Mecanizada. Nesse contexto, as tropas enfrentaram problemas militares simulados que demandaram planejamento tático, coordenação integrada e emprego real de munição. Foram utilizados diversos meios, como viaturas blindadas, metralhadoras MAG 7,62 mm, lançadores de foguetes AT4, morteiros pesados de 120 mm e obuses do 9º Grupo de Artilharia de Campanha.

Integrante da Força de Emprego Estratégico, a 4ª Bda C Mec mantém alto nível de prontidão, mobilidade e resposta rápida. O êxito da Operação Águia Pantaneira reforça o compromisso da Brigada com os padrões de excelência operacional exigidos pelo Exército Brasileiro, garantindo capacidade de reação diante de ameaças e contribuindo para a segurança e estabilidade nacional.

Veja também