Aberto processo seletivo interno para o Curso de Formação de Sargentos da PMMS

Foi publicado na edição desta sexta-feira (10), do Diário Oficial do Estado, edital de abertura do Processo Seletivo Interno para Ingresso no Curso de Formação de Sargentos do Quadro de Praças da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, habilitação por antiguidade e mérito intelectual.

São ofertadas 332 vagas para matrícula no Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar, sendo 262 vagas pelo critério de antiguidade, 65 pelo critério de mérito intelectual e 05 para o Corpo Musical da PMMS.

O processo seletivo destina-se a selecionar candidatos, entre policiais militares detentores do cargo de Cabo PM, pertencentes ao Quadro de Praças Policiais Militares – QPPM, interessados em concorrer as vagas disponibilizadas pelo Comandante-Geral da PMMS, para o Curso de Formação de Sargentos.

O Curso de Formação de Sargentos, possui caráter eliminatório e classificatório, com duração estabelecida no Plano de Curso elaborado pelo Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMMS – CEFAP e aprovado pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da Corporação – DEIP.

Poderão participar do processo seletivo, os policiais militares ocupantes da graduação de Sargento QPPM que tenham sido promovidos por “Ato de Bravura”, e precisam confirmar o Curso de Formação de Sargentos QPPM, os Cabos QPPM constantes do anexo II do edital (pelo critério de antiguidade), que atenderem aos requisitos exigidos no edital, e os Cabos que concorrerem pelo critério de mérito intelectual.

As vagas serão preenchidas pelos candidatos aprovados em todas as fases do processo seletivo, observando rigorosamente a precedência hierárquica na graduação, para ingresso pelo critério de antiguidade e a classificação final obtida no processo seletivo, para ingresso pelo critério de mérito intelectual.

O candidato que concluir com aproveitamento o Curso de Formação de Sargentos, satisfeitas as exigências legais, será promovido à graduação de Terceiro-Sargento PM do Quadro de Praças Policiais Militares – QPPM, sendo definida sua precedência hierárquica, rigorosamente pela ordem de classificação dos concluintes, em consonância com a média final obtida no respectivo Curso de Formação, podendo ser lotado, em qualquer das unidades da Polícia Militar no Estado de Mato Grosso do Sul, conforme as necessidades da Administração Policial-Militar.

O processo seletivo será composto de 4 fases: Fase I: Inscrição; Fase II: Prova Escrita Objetiva; Fase III: Exame de Saúde; e Fase IV: Exame de Capacidade Física (ECF).

As inscrições serão admitidas somente via Internet e deverão ser realizadas no período das 08h00min do dia 13 de junho a 20 de junho de 2022, no endereço eletrônico ti.pm.ms.gov.br/inscricoes.

A Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada em Campo Grande, na data de 24 de julho de 2022, horário e local a serem divulgados por edital específico publicado no Diário Oficial do Estado, no endereço eletrônico www.imprensaoficial.ms.gov.br.

Informações gerais sobre o edital, requisitos básicos exigidos, fases, conteúdo programático da prova escrita, entre outros dados estão disponíveis nas páginas 156 a 176 do Diário Oficial do Estado, edição n° 10.859.

Veja também