Advogado Alfredo Ferreira foi homenageado pela OAB/MS

Laura Holsback

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizado nesta sexta-feira (29), concedeu Moção Póstuma ao Advogado Alfredo Candido Santos Ferreira e à Advogada Olinézia Moreira Silva. A homenagem reconhece o empenho destes profissionais que partiram para o plano espiritual, deixando grande legado em defesa da advocacia e sociedade.

Alfredo Candido faleceu aos 80 anos de idade, no dia 4 de setembro, em decorrência da Covid-19. Nasceu em Pompéia, no estado de São Paulo, mas foi em Ponta Porã que construiu carreira jurídica. Foi Presidente da 5ª Subseção e no dia 9 de junho de 2017 recebeu a Medalha Heitor Medeiros pelos relevantes trabalhos realizados em prol da advocacia atuante na fronteira com o Paraguai. Mais recente, em comemoração ao Dia do Advogado, celebrado no 11 de agosto de 2021, foi homenageado com a Medalha do Mérito Advocatício Jorge Antônio Siufi da Assembleia Legislativa.

O Presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche elogiou o Advogado por toda a história construída. “A Medalha Heitor Medeiros concedida ao nosso nobre Doutor Alfredo talvez tenha sido pequena pelo tamanho que ele foi. Uma pessoa que conheço desde a juventude. Deixa grande legado que são seus filhos. Alguns de seus descendentes também seguirão o caminho do Direito e isso é motivo de orgulho para toda a nossa comunidade jurídica”.

O préstimo conquistado pelo Doutor Alfredo Candido foi narrado pela Conselheira Estadual Nina Negri Schneider, oradora da Outorga de Moção Póstuma. “O aperto no peito denuncia a ausência, mas, muito embora a dor queira nos fazer lamentar, devemos celebrar os bons momentos em que pudemos desfrutar de sua inestimável companhia”, iniciou Nina Negri.

Ao proferir homenagem, a Conselheira reconheceu que Alfredo era um leitor contumaz, conhecedor íntimo dos grandes escritos literários de todos os tempos. “Nutria uma afeição especial por Dom Quixote, obra célebre de Miguel de Cervantes que, em certa feita, escreveu que ‘a riqueza, não se mede pelos bens que se possui, mas sim pelo bem que se faz’. Se assim é, como não reconhecer a imensa fortuna amealhada pela bondade e generosidade que o querido Doutor Alfredo Ferreira, amealhou durante sua riquíssima trajetória terrena?!”.

Nina lembrou do lado amigo e prestativo do ilustre colega. “Sempre se alegrou em partilhar diversos momentos com os advogados mais novos e, apesar de sua grande envergadura profissional e de seus longos anos de atuação jurídica, nunca se deixou tomar pelo lisonjeiro sentimento de soberba, muito pelo contrário, sempre tratou seus pares como iguais, com extremo respeito, consideração e cordialidade. Quando tinha a oportunidade de ombrear as trincheiras das lides jurídicas com os mais jovens, sentia-se revigorado e, por inúmeras vezes, deu mostras de como se luta o bom combate”!

Por fim, Nina Negri destacou que, por seu notável saber jurídico, o colega se “tornou modelo da Advocacia tecnicamente bem preparada, ética, responsável, aguerrida e leal. Foi um verdadeiro porto seguro para os seus clientes, que normalmente se tornavam amigos. Fica o registro da eterna gratidão dos membros desta Egrégia Casa, da advocacia sul-mato-grossense e da 5ª Subseção de Ponta Porã aos familiares do Doutor Alfredo, pelo seu imenso e valoroso legado”.

Dra. Nina Negri, fez uma homenagem emocionada ao amigo e companheiro de trabalho Alfredo Ferreira, durante solenidade na OAB/MS.(Fotos: Gerson Walber)

Com os olhos marejados de forte emoção, o Secretário-Geral Adjunto da OAB Nacional Ary Raghiant Neto falou da longa amizade que teve com “Fred”, como carinhosamente o chamava, e deixou mensagem de reflexão: “Somos todos visitantes deste tempo, deste lugar. Estamos só de passagem. Nosso objetivo é observar, aprender, crescer e amar. E depois vamos para casa”. Em seguida, completou: “Doutor Alfredo foi para casa e cumpriu aqui muito bem a sua missão”.

O Conselheiro Federal Luiz Renê do Amaral também registrou sua homenagem pela contribuição, valores e apoio dedicados por Doutor Alfredo à advocacia e à sociedade. “Não houve nenhum representante da OAB ou advogado de Ponta Porã que não seguiu os seus conselhos e passos. Ele sempre será o grande advogado da nossa cidade. Doutor Alfredo, assim como meu pai nos ensinou muito e continua nos ensinando, mas o maior dos ensinamentos é o valor. E é exatamente por isso que ele foi eternizado nos anais desta Casa como eleito para representar a advocacia sul-mato-grossense e brasileira em um tribunal”.

O Conselheiro Federal Afeife Mohamad Hajj lembrou da respeitada carreira de Alfredo Candido, referindo-se a ele como excelente profissional. “É uma pessoa que se destacou pela experiência, pelos anos de dedicação, pela família e honestidade”.

O neto Eduardo Peixoto Ferreira proferiu palavras de carinho em nome da família e apresentou qualidades do avô. “De você guardo as melhores memórias. Como foi importante ter um avô carinhoso e presente na minha vida, que me viu crescer em todos os sentidos. As histórias e lições que contava jamais serão esquecidas. Você foi uma verdadeira lição de sabedoria para todos nós e para mim haverá sempre um grande orgulho pela oportunidade que tive de conhecer você pelos meus 17 anos de vida. Desde muito cedo me acostumei a vê-lo como uma fortaleza, o grande pilar sobre o qual assenta toda nossa família. Cresci admirando sua determinação, sabedoria, força, energia e inteligência”.

Emocionado, Eduardo lamentou: “Perdemos o patriarca da nossa família. Perdemos um líder conselheiro e oportuno em todas as ocasiões. Foi um verdadeiro porto seguro para os seus clientes, que normalmente se tornavam amigos. É com grande satisfação que lembramos que a boa fama sempre o precedia e garantia livre acesso, absoluto respeito e largos sorrisos em todos os lugares por onde passava”.

A moção foi entregue à esposa de Alfredo Candido Nilva Stort Ferreira. Acompanharam a homenagem os filhos Marco Arthur, Carlos Alfredo, noras Alexsandra, Karina e netos Frederico Peixoto Ferreira, Bruno Brunhara Ferreira, Giulia Brunhara Ferreira, Luiza Abussafi e Clara Abussafi.

Familiares do Dr. Alfredo Ferreira participaram da homenagem feita pela OAB/MS. (Fotos: Gerson Walber)

Veja também
plugins premium WordPress