Com o intuito de entender melhor a realidade dos assentamentos e da agricultura familiar de Ponta Porã, a prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo e o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), iniciaram uma pesquisa, por meio da aplicação de um questionário.
Os alunos de Agronomia e Gestão do Agronegócio, juntamente com a professora Valéria Mazucato, percorreram as propriedades de todos os assentamentos do município para fazer o levantamento das informações necessárias ao projeto.
Após a aplicação dos questionários, houve a realização da análise dos dados coletados e o perfilamento dos assentamentos e das famílias assentadas. De posse dessas informações, o Município pôde pensar em políticas públicas para potencializar a agricultura familiar, principalmente no abastecimento da comunidade local, na busca de romper com a tendência estadual em que boa parte do hortifrúti consumido vem de outros estados.
O Agrofam, em sua primeira edição, é realizado nos assentamentos Aba da Serra I e II e Boa Vista, e contempla dez famílias, das quais cinco plantam hortas e as outras cinco pomares. Os beneficiados contam com o apoio técnico e científico do IFMS, por meio do diretor do campus, Izidro de Lima Junior, dos professores coordenadores Rafael Peloso e Sérgio Tapparo, e dos dez alunos de Agronomia do IFMS Ponta Porã.
O projeto já concluiu as etapas iniciais de escolha das áreas destinadas, coleta e análise de solo, compra e entrega da primeira remessa dos insumos, construção de poços artesianos, preparação das áreas e recomendação de calagem e adubação.
As próximas etapas serão: plantio, montagem de kits de irrigação, promoção de cursos para os produtores e acompanhamento do desenvolvimento dos pomares e hortas, com auxílio no controle de pragas, ervas daninhas e doenças, além de gestão das propriedades e no escoamento da produção.
A ideia é que este seja só o piloto de várias outras edições, nas quais mais famílias serão contempladas, mais alunos do IFMS farão um intercâmbio de conhecimento acadêmico e popular, com essas ações o município de Ponta Porã poderá fortalecer a agricultura familiar – produzindo parte significativa do hortifrúti a ser consumido pela população local, fazendo ainda o recurso financeiro circular no município e melhorando a renda dos agricultores familiares.
Estima-se que a atual edição do Agrofam será concluída no primeiro semestre de 2023, quando as hortas e pomares já estarão implantadas e produzindo alimentos saudáveis para a população de Ponta Porã.
