O Brasil emitiu uma nova Portaria fechando as fronteiras por 30 dias. A medida foi tomada devido à nova expansão da Covid-19 ao redor do Mundo. A decisão foi publicada no Diário Oficial e proíbe “a entrada no País de estrangeiros de qualquer nacionalidade, por rodovias, por outros meios terrestres ou por transporte aquaviário”.

No entanto, a reportagem destaca que a medida não é válida para Ponta Porã que faz fronteira seca com Pedro Juan Caballero (PY), Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, no Paraguai. Segundo o artigo 4º, inciso II, está permitido “o tráfego de residentes fronteiriços em cidades-gêmeas, mediante a apresentação de documento de residente fronteiriço ou de outro documento comprobatório, desde que seja garantida a reciprocidade no tratamento ao brasileiro pelo país vizinho”.

De acordo com a publicação, é previsto também a exigência de testes de Coronavírus com resultado negativo para todos que desejam ingressar no país, a partir desta quarta-feira (30), sejam estrangeiros ou brasileiros, por via aérea.

Viagens com destino ou partindo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte estão suspensas desde a última sexta-feira (25). O desembarque de estrangeiros com conexões nestes países também está proibido. A medida leva em consideração “o impacto epidemiológico que a nova variante do Coronavírus SARS-CoV-2” pode ter no país.