A prefeitura de Ponta Porã, através da Semma (Secretaria de Meio Ambiente), lançou na última semana, a 1ª campanha de combate à poluição do ar. O intuito é intensificar as ações de orientação, fiscalização e sensibilização junto à população para o combate às queimadas e preservação do meio ambiente.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Dário Honório, ressaltou que a questão é cultural e precisa ser abordada, pois, a prática das queimadas sempre existiu.
“É cultural: o fronteiriço é habituado em juntar e queimar o seu lixo doméstico. Mas a Lei não permite mais que seja assim. A multa, em caso de flagrante, chega a mais de 5 mil reais. A fumaça gerada causa problemas de saúde nas pessoas. Precisamos conscientizar as pessoas sobre não praticar queimadas”.
O subcomandante do 4º Grupamento de Bombeiros, Kaled Issa Zeinab, trouxe número que alerta para o alto número de queimadas urbanas: de janeiro a dezembro de 2020, foram atendidas cerca de 260 ocorrências de queimadas mais lixo doméstico. Em 2021, até o momento, já foram 270 ocorrências do mesmo tipo.
“Estamos entrando no mês de setembro e esse número pode aumentar muito ainda nos próximos dias”, finalizou.
A campanha contará com o apoio das secretarias municipais de Segurança Pública, de Educação e de Obras. Também estão incluídas atividades como palestras, fiscalização ostensiva, divulgação audiovisual da campanha, entre outras.
Quaisquer denúncias poderão ser realizadas pelo telefone: 67-99936-4133 ou pelo site da secretaria de meio ambiente: https://pontapora.ms.gov.br/v2/ouvidoria-meio-ambiente/.
