De janeiro a outubro de 2021, os cartórios de Ponta Porã registraram um aumento de 20,9% de casamentos no comparativo com o mesmo período de 2020. Isso acaba sendo reflexo do avanço da vacinação contra a Covid-19.
Nos primeiros meses deste ano, foram realizadas 243 celebrações civis, enquanto no ano passado, foram 201. A tendência de alta começou a ser verificada em fevereiro, quando os números de 2021 ultrapassaram os de 2020.
Naquele mês, totalizaram-se 25 casamentos, enquanto em 2020, quando se iniciou a pandemia no Brasil, os números foram fechados em 20. Fevereiro também registrou o maior crescimento percentual, quando os casamentos aumentaram 56,3%.
Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados nacionais administrada pela Arpen (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais) do Brasil.
“Durante toda a pandemia da Covid-19, os cartórios, por serem serviços essenciais, continuaram trabalhando sem parar. Com a flexibilização e os cuidados para combater o Coronavírus, os números de casamentos voltaram a subir e a tendência é que cresçam ainda mais em dezembro”, explica Marcus Roza, presidente da Arpen em Mato Grosso do Sul.
Ainda segundo o balanço, em 2021, foi registrado um casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em 2020, não houve celebração.
