Centros de Atenção Psicossocial de Ponta Porã realizam Campanha de Prevenção ao Suicídio

O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.

Ocorreu neste sábado (10) no Parques dos Ervais em Ponta Porã, a Campanha “Setembro Amarelo” que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio. A campanha é uma iniciativa dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Ponta Porã. Neste ano, o tema é “Ao invés de um ponto final vamos usar uma virgula ”.

Conforme explicita o Diretor dos Centros de Atenção Psicossocial, Drº. Oclides Rodrigues “Não podemos – e não devemos – ignorar o suicídio. Cada um deles é uma tragédia. Um sofrimento para toda nossa sociedade. E portanto, nossa atenção à prevenção do suicídio é ainda mais importante agora, depois de convivermos com a pandemia de COVID-19, com muitos dos fatores de risco para suicídio – perda de emprego, estresse financeiro e isolamento social”. Finalizou.

Se você conhece alguém que esteja com ideações suicidas algumas ações podem ajudar, tais como:

Em primeiro lugar, ouça com atenção o que a pessoa está sentindo;

Não ria ou faça piadas;

Encaminhe ao serviço de Saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Veja também