Com trajetória política marcante, Walter Carneiro lança biografia dia 27 na Assembleia

‘Um Benedito Guaicuru…de Caneta, Chapa e Cruz…Maltino’ é o título da obra literária tão aguardada, na qual o médico veterinário Walter Benedito Carneiro revela detalhes fascinantes em sua biografia que será lançada no próximo dia 27 deste mês, às 8h30, no saguão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Político de grande conceito pelo que fez pelo Estado e de conduta ilibada, Carneiro conta tudo sobre sua carreira notável, incluindo os bastidores da política, suas experiências e conquistas ao longo dos anos de dedicação ao serviço público, carreira profissional e sua paixão pelo Vasco da Gama.

A biografia foi escrita pelo jornalista corumbaense Edson Moraes e a sinopse ficou por conta da professora Leocádia Aglaé Petry Leme (In memórian) e do ex-deputado e advogado Cleómenes Nunes da Cunha.

Aos 81 anos, o cuiabano vai contar muito mais sobre sua trajetória de vida, envolvendo a devoção por São Benedito de Cuiabá, e a arte de fazer política, desde quando começou a carreira sendo vereador por Dourados, a segunda cidade mais importante de Mato Grosso do Sul.

Entre outras ações e projetos ousados, Carneiro deixou sua marca ao ser o autor da emenda constitucional que deu origem à UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), com sede em Dourados, sua base eleitoral.

Sua dedicação à fundação dessa instituição de ensino foi apenas um dos exemplos de seu comprometimento com a educação, pois ao longo de sua carreira, ele desenvolveu diversas obras e projetos voltados para esse setor, contribuindo significativamente para a formação acadêmica e o fortalecimento do polo universitário em Dourados.

Em razão disso, foi homenageado pela diretoria da instituição universitária, que deu o nome ao Bloco A – “Deputado Walter Benedito Carneiro” (Piso superior), onde funciona a PROAP (Pró-Reitoria de Administração e Planejamento).

Entre os relatos de sua carreira vitoriosa, incluindo três mandatos de deputado estadual, deu ênfase a história da Assembleia Estadual Constituinte, da qual fez parte com outros 17 colegas deputados, que culminou com a promulgação da primeira Constituição Estadual em dia 13 de junho de 1979.

A Fundação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul foi concebida na primeira Constituinte do Estado, em 1979, e implantada em 1993.

Após obter seu diploma de médico veterinário pela UFF (Universidade Federal Fluminense) do Rio de Janeiro, Carneiro construiu uma sólida carreira profissional, tendo sido dono de uma empresa que comercializava produtos veterinários, em Dourados.

Além de seus feitos na política, ele encontra grande orgulho em sua vida familiar. É casado com Elizete Vieira Carneiro e tem quatro filhos: Walter Carneiro Júnior, advogado e secretário-adjunto de Meio Ambiente no governo de MS; João Alfredo, também advogado e Auditor do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado); Kassilene, uma empreendedora de sucesso no ramo hoteleiro; e Graziele, uma talentosa dentista.

A felicidade de Carneiro é ampliada por seus seis netos, três rapazes e três moças, que trazem ainda mais alegria e completude à sua vida familiar.

Em sua carreira política de sucesso, foi eleito deputado Constituinte em 1979/83, deputado estadual na legislatura 1983/87, e também na de 1987/91.

Um feito sem precedentes e motivo de imenso orgulho para a população de Dourados ocorreu durante a 2ª Legislatura (fevereiro de 1983 a janeiro de 1985), quando Walter Carneiro, um político local, alcançou a presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Essa conquista histórica marcou um momento significativo para a cidade e para toda a região, resultando em grandes investimentos e conquistas.

Além de seu papel na política, Carneiro também deixou seu legado na literatura. Durante seu mandato como presidente, ele encontrou tempo para escrever dois livros fundamentais: “Exercício de Democracia I” e “Exercício de Democracia II”. Essas obras refletem seu compromisso com os princípios democráticos e compartilham perspectivas valiosas sobre o desenvolvimento e fortalecimento da governança democrática.

Ao unir sua habilidade de liderança política com sua paixão pela escrita, Walter Carneiro deixou um legado duradouro tanto na esfera governamental quanto no campo intelectual, demonstrando sua dedicação em promover o progresso e a participação democrática em seu Estado.

Líder do Governo Pedrossian

Além disso, Walter Carneiro desempenhou o papel de líder do Governo na Assembleia Legislativa, durante a gestão do visionário governador Pedro Pedrossian. Foi nesse contexto que recebeu o apoio e aval do governador para a sua brilhante ideia de fundar a UEMS, um marco importante em sua trajetória pública.

A visão compartilhada entre Carneiro e Pedrossian resultou na concretização desse projeto, que hoje se destaca como uma instituição de ensino superior de referência no Estado.

O papel desempenhado por Walter Carneiro também foi fundamental no processo de emancipação de municípios, destacando-se na criação de Douradina e Júti, este último desmembrado de Caarapó, por meio de um projeto de lei de sua autoria.

Além disso, sua atuação foi marcada pela criação de vários distritos, como Cruzaltina, em Douradina, Vila Formosa, em Dourados, Presidente Castelo, em Deodápolis, Morraria do Sul, em Bodoquena e Santa Terezinha, em Itaporã. Também foi responsável pela denominação do Distrito de Indápolis em Dourados.

Na área jurídica, Carneiro teve contribuições significativas, incluindo a criação da Comarca de Itaporã e da Comarca de Bandeirantes. Foi autor da emenda ao Código de Organização Judiciária que resultou na criação da Entrância Especial de Dourados, uma conquista acatada pelo Tribunal de Justiça durante a presidência do desembargador Gerval Bernardino.

Antes de sua destacada atuação no Parlamento Estadual, Carneiro exerceu cargos na Câmara de Vereadores de Dourados, onde atuou por dois mandatos, entre os anos de 1973 a 1978.

Em reconhecimento a sua trajetória, o ex-vereador Walter Brandão da Silva iniciou uma homenagem especial ao ex-deputado, que culminou em uma sessão solene na Câmara Municipal, realizada em 4 de dezembro de 1992, na qual Carneiro recebeu o título de Cidadão Douradense.

O conteúdo do livro é recheado de comentários, depoimentos e elogios das principais personalidades políticas, como o ex-governador Reinaldo Azambuja e parlamentares, profissionais liberais, cidadãos e cidadãs de destaque em âmbito estadual.

Veja também
plugins premium WordPress