Diretor da Sanesul inspeciona ETE São Thomaz de Ponta Porã

Aproveitando que esteve em Ponta Porã para agenda do Governo do Estado, o diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro JR. visitou a estrutura do sistema de tratamento de esgoto da ETE São Thomaz, localizada no Anel Viário.

A Estação São Thomaz tem capacidade de tratar até 40 litros por segundo de esgoto bruto e está em funcionamento desde 2015.

A ETE é o ponto final do caminho do esgoto doméstico. É onde, depois de recolhido pelas redes e elevatórias na cidade, ele é tratado dentro das rigorosas normas ambientais, e devolvido para a natureza sem perigo de contaminação.

Ampliação da rede de esgoto – Em Ponta Porã, a estatal está executando uma ampliação de 72 km de rede coletora de esgoto, 3.833 ligações domiciliares e duas elevatórias, com o recurso do programa Avançar Cidades, valor de R$ 9 milhões.

Estrutura do SES- Sistema de Esgotamento Sanitário – A cidade conta com duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs): a Estoril, localizada no bairro Jardim Estoril, com capacidade de tratar 80 litros por segundo; e a São Thomaz, localizada no Anel Viário, com capacidade de tratar 40 litros.

As duas estações recebem o esgoto coletado para ser cem por centro devidamente tratado conforme a legislação vigente.

Cobertura da Sanesul em Ponta Porã – O sistema de abastecimento de água está disponível para toda a população urbana. Atualmente, o sistema de esgotamento sanitário tem cobertura de 85% da população urbana.

“Ponta Porã é uma cidade com bons índices de saneamento. Agora, estamos ampliando o acesso da população aos serviços de coleta e tratamento de esgoto na área urbana do município. Vamos aumentar essa cobertura de esgoto ainda mais. Em breve, o município será referência em Mato Grosso do Sul”, comentou o diretor –presidente da Sanesul Walter Carneiro Junior.

INVESTIMENTO – Na atual gestão do Governo do Estado, são R$ 78,9 milhões em investimentos, parte garantidos por meio do Governo Federal, parte de recursos da própria estatal, cem por cento aplicados nos dois sistemas (água e esgoto).

Isso significa mais água de qualidade com a perfuração de poços e a construção de reservatórios. E, com duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e a expansão da rede coletora, mais saúde e qualidade de vida.

Veja também
plugins premium WordPress