Diretor da Sanesul inspeciona ETE São Thomaz de Ponta Porã

Diretor da Sanesul inspeciona ETE São Thomaz de Ponta Porã

Aproveitando que esteve em Ponta Porã para agenda do Governo do Estado, o diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro JR. visitou a estrutura do sistema de tratamento de esgoto da ETE São Thomaz, localizada no Anel Viário.

A Estação São Thomaz tem capacidade de tratar até 40 litros por segundo de esgoto bruto e está em funcionamento desde 2015.

A ETE é o ponto final do caminho do esgoto doméstico. É onde, depois de recolhido pelas redes e elevatórias na cidade, ele é tratado dentro das rigorosas normas ambientais, e devolvido para a natureza sem perigo de contaminação.

Ampliação da rede de esgoto – Em Ponta Porã, a estatal está executando uma ampliação de 72 km de rede coletora de esgoto, 3.833 ligações domiciliares e duas elevatórias, com o recurso do programa Avançar Cidades, valor de R$ 9 milhões.

Estrutura do SES- Sistema de Esgotamento Sanitário – A cidade conta com duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs): a Estoril, localizada no bairro Jardim Estoril, com capacidade de tratar 80 litros por segundo; e a São Thomaz, localizada no Anel Viário, com capacidade de tratar 40 litros.

As duas estações recebem o esgoto coletado para ser cem por centro devidamente tratado conforme a legislação vigente.

Cobertura da Sanesul em Ponta Porã – O sistema de abastecimento de água está disponível para toda a população urbana. Atualmente, o sistema de esgotamento sanitário tem cobertura de 85% da população urbana.

“Ponta Porã é uma cidade com bons índices de saneamento. Agora, estamos ampliando o acesso da população aos serviços de coleta e tratamento de esgoto na área urbana do município. Vamos aumentar essa cobertura de esgoto ainda mais. Em breve, o município será referência em Mato Grosso do Sul”, comentou o diretor –presidente da Sanesul Walter Carneiro Junior.

INVESTIMENTO – Na atual gestão do Governo do Estado, são R$ 78,9 milhões em investimentos, parte garantidos por meio do Governo Federal, parte de recursos da própria estatal, cem por cento aplicados nos dois sistemas (água e esgoto).

Isso significa mais água de qualidade com a perfuração de poços e a construção de reservatórios. E, com duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) e a expansão da rede coletora, mais saúde e qualidade de vida.

Ponta Porã