Fórum de instituições de fomento à pesquisa será realizado em MS

Começa nesta quarta-feira, 30, o Fórum CONSECTI & CONFAP 2022, em Campo Grande, evento que reunirá as principais instituições que promovem investimento em pesquisa científica e tecnológica no país. A programação segue até, sábado, 3 de dezembro, para a troca de experiências e planejamento das ações para 2023.

O Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) são organizações sem fins lucrativos que têm por objetivo promover uma melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil.

Organizado em Mato Grosso do Sul pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e pela Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o fórum reunirá presidentes e representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de representantes de agências federais e internacionais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, além da comunidade acadêmica e científica.

“O governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect, se consolida como uma referência no setor, sendo exemplo em Chamadas como MS-Carbono Neutro e ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), liderando também rankings de ofertas de bolsas de mestrado e Doutorado. Em 2022, por exemplo, ampliamos o investimento em iniciação científica para jovens estudantes. Para 2023, já é certo que aumentaremos os recursos investidos e ampliaremos o incentivo a ideias inovadoras. Receber o Fórum em nosso Estado é marcar presença no cenário nacional, promovendo o debate sobre as nossas experiências exitosas e compartilhando as soluções para a ciência, tecnologia e inovação”, explica o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira.

Programação

No primeiro dia, 30 de novembro, será a parte internacional do evento, na qual estarão presentes uma delegação da União Européia, além da embaixada da Itália e de palestrantes da Bélgica, da Alemanha e da Espanha. As palestras começam a partir das 14 horas, no Auditório do Museu das Culturas Dom Bosco

Na quinta-feira, 1º de dezembro, será a abertura oficial do Fórum, a partir das 8h30, com autoridades políticas locais e nacionais. A cerimônia será no Auditório do Bioparque Pantanal. Estão confirmadas as presenças do governador Reinaldo Azambuja e do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Cesar Rezende De Carvalho Alvim.

No mesmo dia, no período da tarde, haverá uma apresentação do Grupo de Transição do Novo Governo Federal, realizada por Celso Pansera, ex-ministro do MCTI, além de outras apresentações da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

Veja também
plugins premium WordPress