Fronteiras entre Paraguai e Brasil devem continuar abertas

Reunião entre ministros e o presidente do Paraguai, Mário Benítez, a fronteira entre o referido país e o Brasil continuarão abertas durante as férias de fim de ano.

O ministro das Relações Exteriores, Federico Gonzalés, afirmou que tudo continuará igual na fronteira com o Brasil, pois ele considera que a fronteira aberta gerou resultados bons até o momento.

“As infecções no Alto Paraná não dispararam, a princípio não haverá mudanças desde que houvesse responsabilidade dos cidadãos”, comentou.

Durante sua fala, Gonzáles também comentou a situação da fronteira entre Paraguai e Argentina, afirmando que a abertura ainda não correu por decisão do governo argentino.

No entanto, como mostrado ontem, pelo Ponta Porã News, essa decisão contraria o apelo feito pelas autoridades políticas e sanitárias do Departamento (Estado) de Amambay, que pediu para que os municípios de Mato Grosso do Sul localizados na fronteira com o Paraguai, sigam as regras de biossegurança par evitar o contágio pela Covid-19.

Além disso, o documento mencionou um possível fechamento da fronteira, se os casos do Novo Coronavírus continuarem crescendo.

“Considerando que nosso sistema sanitário está saturado e já temos a precariedade para o atendimento da população, corremos o risco de retornar à fase zero, bem como a fronteira poderia ser novamente fechada, o que acarretaria sérios prejuízos econômicos e sociais […]. A Administração Municipal, a Câmara Municipal e a Região de Saúde IXXX, fazem um apelo à população em função do aumento do contágio da Covid-19. Pedimos o cumprimento do distanciamento social, uso do álcool em gel, aglomerações em locais públicos e privados sejam evitados”.

Veja também
plugins premium WordPress