Guerra d’água acontece neste domingo e na próxima terça-feira em Ponta Porã

O carnaval de rua não acontecerá em 2022 na cidade de Ponta Porã, no entanto, a tradicional guerra d’água acontecerá normalmente no próximo domingo (27), e terça-feira (1), na avenida Brasil.

A brincadeira tem até hora para começar e terminar, será das 13h às 17h.

O bloco dos sujos como todos os anos, se apresenta sempre no final da festa, com participação de brasileiros e paraguaios. A segurança ficará por conta da Guarda Civil Municipal de Fronteira, agentes de trânsito e Polícia Militar.

Em Ponta Porã, a ‘guerra d’água’ é um evento tradicional, que ocorre todos os anos, e é regulamentada por lei.

Regras

As regras básicas de conduta orientam os foliões. Por exemplo, o local designado por lei é da avenida Brasil até na esquina com o Banco do Brasil, no sentido bairro – centro. E somente nesse local será permitida a brincadeira.

A Polícia Militar de Ponta Porã e a Guarda Civil Municipal de Fronteira farão a devida manutenção da ordem pública e aquele que infringir responderá pelos seus atos, material e criminalmente.

A organização do evento não se responsabilizará por danos causados por outrem, cada um responde pelos seus atos.

Tradição

Segundo o secretário municipal de Segurança do município, Marcelino Nunes, a tradicional ‘guerra d’água’ teria tido início em Concepción, cidade paraguaia de clima quente, que fica às margens do rio Paraguai.

“As festividades carnavalescas duravam toda a madrugada e, um dia, um grupo teve a brilhante ideia de acordar os foliões beberrões jogando água um nos outros, para curar a ressaca. Aquilo foi se espalhando por toda cidade até chegar à fronteira brasileira e contagiar a todos”, explicou o secretário.

Veja também
plugins premium WordPress