Mais 3 cidades de MS proíbem festas e limitam comércio por causa da Covid-19

Mais três cidades de Mato Grosso do Sul decretaram medidas restritivas para conter a nova onda de Covid-19. Agora, são sete municípios que voltaram a estabelecer normas de biossegurança. São elas: Itaporã, Aparecida do Taboado e Bataguassu.

Em Aparecida do Taboado, o decreto ainda cobra a utilização correta da máscara, cobrindo tanto a boca como o nariz.

No município de Itaporã, a prefeitura proibiu todos os tipos de eventos e shows, torneios, campeonatos, reuniões de associações, empresas, além de encontros de som automotivo. Alvarás de casas de shows, espaços de lazer particulares, como sítios, assim como qualquer estabelecimento com potencial de aglomeração estão suspensos.

Eventos presenciais que utilizem a modalidade de participação por pagamento de ingresso também estão vedados. Festas de aniversário e encontros familiares não podem superar 20 pessoas.

Em dez dias, conforme reportagem do Campo Grande News, o número de casos confirmados do Novo Coronavírus saltou de um para 100, o maior desde o início da pandemia. O aumento explosivo de confirmações já provocou desfalques nas unidades de saúde.

Aparecida do Taboado

Por lá, o limite de público em estabelecimentos comerciais e industriais volta a ser de 50% da capacidade. Todos os ambientes devem ser ventilados.

A direção dos estabelecimentos deve garantir que clientes e funcionários respeitem o distanciamento de um metro e de uma pessoa a cada dois m². O comerciante que puder deve dar preferência aos sistemas delivery e drive-thru.

Eventos de qualquer natureza que superem o público de 25 pessoas serão considerados como aglomeração. Casas noturnas e boates deverão permanecer fechadas.

Bares, restaurantes e lanchonetes devem garantir o distanciamento de dois metros entre as mesas e dar preferência a clientes que fizerem reserva. Os estabelecimentos que descumprirem as exigências ficam sujeitos à interdição por três dias no primeiro flagrante, sete dias na segunda ocorrência e cassação do alvará na terceira notificação.

Velórios podem ser realizados com limite de 20 pessoas e com duração máxima de quatro horas, exceto em residências, até o horário limite de 18h. No local, o consumo de alimentos fica limitado ao café ou chá servidos em copos descartáveis. Servidores públicos com mais de 60 anos ou comorbidades podem voltar ao regime de teletrabalho.

Igrejas e demais estabelecimentos religiosos podem abrir desde que mantenham ambientes arejados, disponibilizem itens para higienização das mãos como álcool 70% e aferir a temperatura corporal.

Além disso, de acordo com o Campo Grande News, a Secretaria Municipal de Educação vai avaliar se mantém a volta às aulas presenciais na rede pública. Escolas particulares podem abrir desde que apresentem plano de biossegurança.

Bataguassu

No município do leste do Estado fica proibido até 30 de janeiro, a visitação a atrações turísticas, culturais e esportivas; funcionamento de áreas comuns de condomínios e espaços fechados de eventos e realizações de feiras de negócios e exposições.

Nas rodas de tereré ou narguilé, fica vedado o compartilhamento de itens como bomba. Supermercados devem limitar o atendimento a 50% da capacidade e garantir o distanciamento de 1,5 m.

Eventos em boates, clubes, hotéis e outros estabelecimentos podem ocorrer desde que se apresente um plano de biossegurança e exija dos participantes o comprovante de vacinação com duas doses. Hotéis e pousadas devem limitar a hospedagem a 70%.

Festas e casamentos também devem limitar o público a este número e os organizadores também ficam obrigados a apresentar plano de biossegurança.

O descumprimento dessas normas acarretará em penas que vão de advertência, cancelamento de alvará, prisão pelo crime de desobediência e multas que vão de 14 a 540 Uferms (Unidades Fiscais de Referência de MS). Na cotação atual, o valor vai de R$ 605,36 a R$ 23,3 mil.

Nova onda

Selvíria, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Antônio João e Nova Andradina também lançaram novos decretos para conter a nova onda de covid-19 e a epidemia de gripe (Influenza “A” H3N2). Em Selvíria, órgãos públicos municipais fecharam ao público por dez dias.

Em Ponta Porã, o uso de máscara voltou a ser obrigatório. Apesar do aumento das infecções, a Secretaria Municipal de Saúde notou considerável elevação na procura por vacinas, no entanto, a quantidade de não-vacinados ainda é grande.

Já em Ribas do Rio Pardo, há toque de recolher a partir das 22h (de segunda a quinta-feira) e das 23h (nas sextas, sábados e domingos). Em todos os dias, a medida tem fim às 5h da data seguinte.

Em Antônio João, o uso obrigatório de máscara de proteção facial voltou a vigorar. Além disso, o comércio deve observar as demais medidas de biossegurança, como o distanciamento de 1,5m e a disponibilização de álcool 70%. A Vigilância Sanitária efetuará a fiscalização e poderá até recolher o alvará em caso de descumprimento.

E em Nova Andradina, eventos com mais de 400 pessoas estão proibidos. Shows, jantares, almoços e outros tipos de eventos podem ser realizados abaixo desse número, incluindo membros da organização, entre 7h e meia-noite. Porém, a Vigilância Sanitária ainda pode determinar, na vistoria ao local, a quantidade máxima de pessoas para que o evento ocorra de maneira segura.

Veja também
plugins premium WordPress