Mato Grosso do Sul recebe 18 mil doses de vacinas para crianças amanhã

Chegam amanhã (13), a Mato Grosso do Sul, 18 mil doses de vacinas que serão aplicadas em crianças entre cinco e 11 anos. Deste total, parte será destinada para a população indígena.

Há expectativa que novos lotes com os imunizantes também sejam enviados ao Estado nos dias 20 e 27 de janeiro.

Segundo um levantamento realizado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), MS possui cerca de 301 mil crianças aptas a serem vacinas contra o Coronavírus.  

Além disso, o Governo autorizou os 79 municípios a vacinarem sem receita médica. A exigência é que os pais ou responsáveis estejam presentes e com o documento da criança como certidão de nascimento ou identidade e carteira de vacinação.

Sobre a vacina

A formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL (equivalente a dez microgramas), com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses. A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e também pelos pais, mães e cuidadores.

Para os maiores de 12 anos, a vacina terá tampa na cor roxa sendo aplicada em doses de 0,3 mL.

O esquema de conservação também é diferente. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina pode ficar por dez semanas em temperatura de 2º a 8ºC.

A chegada do imunizante aos postos depende do calendário e da logística do PNI (Programa Nacional de Imunizações), que coordena a distribuição das vacinas por meio de programas públicos no Brasil.

Veja também
plugins premium WordPress